Foi assinado, na manhã desta sexta-feira, o contrato entre a Federação Francesa de Natação e o Grêmio Náutico União. Os atletas estrangeiros começam a utilizar as dependências do clube em 25 de julho, na última preparação para a Olimpíada. As instalações do local agradaram. Além disso, a "qualidade de vida" de Porto Alegre e a "energia" dos gaúchos foram pontos ressaltados pelos franceses como positivos.
– Aqui é a terra dos gaúchos, então esperamos levar um pouco dessa energia. E é fora da pressão do Rio, que vai estar pegando fogo. Gostamos da qualidade de vida e da calma da cidade. Não poderia ser em outro lugar – ressaltou o diretor técnico da federação, Jacques Favre.
A delegação ficará na Capital até 3 de agosto. Ou seja, eles sairão do calor francês para o frio do inverno no Sul do Brasil. O tema, no entanto, não preocupa. Nos bastidores, o que se fala é que os europeus apenas temiam a falta de claridade à noite, já que, por lá, escurece por volta de 22h nos dias de verão.
– A piscina aqui é aquecida. As condições do tempo são difíceis de prever. O importante é ter o lugar ideal para se preparar - acrescentou Favre .
Leia mais
Os bastidores da negociação que acertou a vinda da equipe de natação da França a Porto Alegre
Nadadores da França treinarão em Porto Alegre antes dos Jogos
Hugo Parisi deixa semifinal com dores, mas garante 3ª vaga olímpica ao Brasil nos saltos ornamentais
Os franceses usarão, principalmente, a piscina de 50 metros, que fica em uma das áreas abertas da sede da Quintino Bocaiúva, além de academia, vestiários, departamento médico e, se for necessário, a piscina térmica, de 25 metros, em área coberta.
– Será a fase final de preparação. Então é mais leve. Precisaremos, basicamente, da piscina de 50 metros, academia e sauna – avalia Favre.
A única exigência é que, nos horários que os atletas treinarem, as instalações usadas fiquem reservadas somente aos franceses. O treino na água, por exemplo, deve ocorrer em dois momentos, normalmente nos inícios e fins de tarde. Também pediram ao clube a liberação de acesso aos jornalistas franceses que estiverem cobrindo a preparação dos nadadores.
O diretor francês, aliás, quis mergulhar na piscina para fazer o teste completo.
– Estou meio fora de forma para testar, mas a piscina é magnífica – completou o dirigente, entre risos.
A tendência é que parte da delegação chegue antes do previsto, para preparar o terreno aos atletas, que iniciam a preparação na Capital no dia 25 de julho. Eles deverão ficar hospedados no hotel Sheraton, a sete minutos da sede do União.
*ZHESPORTES