
Holger Rune frustrou a expectativa da torcida espanhola, que lotou a Quadra Rafa Nadal para apoiar Carlos Alcaraz, que lutava neste domingo (20) pelo tricampeonato do ATP 500 de Barcelona. Com uma grande atuação, o dinamarquês de 21 anos e número 13 do mundo, marcou 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (8/6) e 6/2 em 1h39min de partida.
Este foi o quinto título de ATP na carreira de Rune, que havia perdido as três últimas finais que disputou. Sua última conquista foi o ATP 500 de Munique, na Alemanha, em abril do ano passado.
Com a campanha em Barcelona, o dinamarquês irá ganhar quatro posições e chegará ao nono lugar na classificação mundial.
Surpreendido em casa, o espanhol perderá a segunda colocação para o alemão Alexander Zverev, que neste domingo conquistou o tricampeonato em Munique. Além da queda no ranking, Alcaraz perdeu uma invencibilidade de 14 jogos no torneio, onde não perdia um set sequer há três anos.
Nas duplas, o título ficou com o britânico Luke Johnson e o holandês Sander Arends, que venceram os britânicos Neal Skupski e Joe Salisbury por 2 a 1, parciais de 6/3, 6/7 (1/7) e 10/6.
Este foi o quarto título de Arends no circuito, o terceiro ao lado de Johnson, que tem agora tem três troféus no currículo.