A dinamarquesa Clara Tauson conquistou neste domingo (5), seu terceiro título na carreira e o primeiro desde 2021 depois que a japonesa Naomi Osaka, ex-número 1 do mundo, se retirou da final do WTA 250 de Auckland devido a uma lesão abdominal.
Em sua primeira decisão desde 2022, Osaka fechou o primeiro set por 6/4, mas na sequência pediu um tempo médico e decidiu deixar o jogo.
— Não é assim que você quer vencer qualquer partida, especialmente a final. Senti que tinha mais tênis para mostrar hoje — disse Tauson, após o jogo.
Foi o primeiro confronto entre as duas tenistas. Tauson tem 22 anos, é a 50ª do mundo e, em 2019, foi a primeira dinamarquesa a terminar o ranking mundial juvenil no topo. Com o título deste domingo ela deve ganhar nove colocações na classificação mundial e passar a ocupar o 41º lugar.
Apesar da derrota, Osaka comemorou o retorno ao grupo das 50 melhores. A japonesa subirá sete posições.
Asiáticas vencem nas duplas
Nas duplas, o troféu ficou com a parceria da taiwanesa Wu Fang-hsien e da chinesa Jiang Xinyu que venceram a sérvia Leksandra Krunic e a norte-americana Sabrina Santamaria por 6/3 e 6/4.
Este foi primeiro título vencido pela dupla. Xinyu agora soma quatro conquistas de WTA, enquanto Fang-hsien chegou a segunda.