A conquista da Copa FGF 2024 deu frutos ao São José para um 2025 mais promissor. Além da taça levantada no último domingo (24), o clube garantiu vaga na Copa do Brasil do ano que vem. O êxito acontece depois da queda da Série C para a D no Campeonato Brasileiro.
O planejamento para a próxima temporada tem relação direta com a chegada de Rogério Zimmermann ao vestiário do Passo D'Areia. O treinador assumiu a equipe no final da terceira divisão nacional, quando a situação já era ruim na tabela de classificação, visando os torneios seguintes.
— Cada competição é uma preparação para o futuro. Quando o time me ligou para vir, já era pensando em 2025. Peguei o time no final da Série C justamente para usar aqueles últimos jogos para conhecer o grupo. Acabou sendo um treinamento para a Copa (FGF), que também serviu como uma preparação para o ano que vem, independente se conseguíssemos a vaga para a Copa do Brasil — explicou a Zero Hora.
Zimmermann estreou pelo clube da Capital em 8 de julho, contra o Sampaio Correa, pela 13ª rodada da Série C. Sua comissão técnica já havia comandado o time na 12ª rodada, contra o Floresta, pois o treinador cumpria suspensão.
Desde lá, foram 20 jogos, com oito vitórias, somente uma pela competição nacional. Na Copa FGF, são sete êxitos, com apenas uma derrota e quatro empates.
Essa recuperação é uma amostra do tempo de trabalho do treinador, que acredita que o título deste último domingo (24) também serviu como uma preparação para o Gauchão 2025 e demais campeonatos da próxima temporada.
— As partidas (que estive à frente até agora) já serviram como preparação para o Gauchão 2025, assim como vamos utilizar o Gauchão (para Copa do Brasil e Série D). Cada partida, cada decisão, é para aquele próprio momento, mas também para o futuro — relatou.
*Produção: Nikolas Mondadori