A primeira finalista da Billie Jean King Cup é a tetracampeã Itália, que desbancou a Polônia de Iga Swiatek com vitória por 2 a 1, em Málaga, na Espanha, nesta segunda-feira (18). A definição veio no jogo de duplas após Lucia Bronzetti colocar as italianas em vantagem e a número 2 do mundo empatar a série.
A disputa de duplas tinha tudo para ir ao terceiro set, mas Sara Errani e Jasmine Paolini buscaram incrível virada no segundo set, quando perdiam por 5 a 1 e fizeram seis pontos seguidos para fechar a semifinal com duplo 7/5.
A definição da primeira finalista começou com um resultado surpreendente. Mesmo 40 posições abaixo no ranking, a italiana Lucia Bronzetti (78ª) superou Magda Linette (38ª) com sets diretos, parciais de 6/4 e 7/6 (7/3), após uma hora e 49 minutos de jogo, o que deixou Iga Swiatek pressionada.
A ex-número 1 do mundo teve de lutar bastante para buscar a virada diante de Jasmine Paolini, quarta do mundo, em batalha de duas horas e 38 minutos. A italiana saiu em vantagem com 6/3 na primeira parcial. Mas Swiatek não se abalou e mostrou forças para empatar a série, com duplo 6/4, levando a definição para as duplas.
Swiatek substituiu Magdalena Frech e voltou à quadra para o jogo de duplas ao lado de Katarzynba Kawa, assim como Paolini voltou para jogar com Sara Errani. E prometiam um embate gigante, com a Polônia de olho na inédita final contra a tetracampeã Itália sonhando em disputar o quinto troféu.
As italianas começaram melhor e fecharam o primeiro set por 7 a 5 depois de salvaram três set points com 4 a 5. Com sofrimento, confirmaram o saque, quebraram a seguir e fecharam na primeira oportunidade.
As poloneses abriram a segunda parcial com susto, já que saíram com quebra no segundo set. Mas devolveram em dose tripla para abrirem logo 5 a 1. Paolini e Errani não se entregaram na parcial, contudo, e buscaram uma reação gigante, emplacando seis pontos seguidos e fechando com novo 7 a 5.
O ponto decisivo veio com bola para fora de Swiatek e muita vibração das italianas. Errani se jogou ao chão, enquanto Paolini celebrava com toda a equipe na beirada da quadra. As rivais da decisão saem do confronto entre Grã-Bretanha e Eslováquia nesta terça-feira.