Após vencer o duelo direto pela vice-liderança do Novo Basquete Brasil (NBB), contra o União Corinthians-RS, o Flamengo voltou à quadra nesta quarta-feira (13) e derrotou o Botafogo por 91 a 67, no Rio de Janeiro.
Com a vitória no clássico estadual, o rubro-negro chegou nove vitórias em 11 partidas e é dono da segunda melhor campanha do torneio, com 81,8% de aproveitamento. O líder é o Minas Tênis Clube, que tem 88,9%, após oito vitórias em nove jogos.
Nesta quarta, o Flamengo foi superior em todo o confronto. No primeiro período, com oito pontos e duas assistências do armador Alexey Borges, o time comandado por Gustavo de Conti fez 22 a 16. O segundo quarto teve protagonismo do ala-pivô Lucas Siewert, que fez oito pontos e liderou a vitória por 24 a 14, deixando o time da Gávea na liderança por 46 a 30.
A boa diferença no marcador deu a oportunidade de mudanças na equipe, com o intuito de preservar os jogadores fisicamente. O terceiro quarto foi mais uma vez rubro-negro e com seis pontos, o armador argentino Franco Balbi comandou a vitória parcial de 18 a 14 e fez a diferença chegar a 20 pontos (64 a 44).
O último período foi o de maior pontuação das duas equipes e confirmou a vitória do Flamengo por 91 a 67. Com 21 pontos e cinco rebotes, Lucas Siewert foi o cestinha do jogo. Alexey Borges marcou 13 e deu seis assistências. O ala Gui Deodato marcou 11 e Franco Balbi finalizou com 10 pontos e cinco asssitências.
No Botafogo, que perdeu a sétima em 10 partidas, o ala dominicano Novas Mateo, com 13 pontos e seis rebotes, foi o destaque.