A série de cinco vitórias do União Corinthians no Novo Basquete Brasil (NBB) foi encerrada na segunda-feira (11), com uma derrota para o Flamengo por 95 a 77. Com o resultado, o time carioca ultrapassou o gaúcho e assumiu a vice-liderança, deixando a equipe de Santa Cruz do Sul em terceiro.
O Flamengo fez um excelente primeiro tempo e praticamente definiu a vitória nos 20 minutos inciais. No primeiro quarto, uma corrida de 7 a 0 já obrigou o técnico Rodrigo Silva, do União Corinthians, a pedir tempo com menos de dois minutos.
Mas nem mesmo as orientações e substituições feitas surtiram efeito e o Flamengo seguiu dominando. O ala Gui Deodato e o pivô Ruan Miranda comandavam as ações e com 12 e oito pontos foram os cestinhas deste período, que encerrou com vitória rubro-negra por 30 a 18. Destaque ainda para os seis pontos e três assistências do armador Alexey Borges.
O União Corinthians chegou a esboçar uma reação no começo do segundo quarto, com o grego Lanaras e o americano Barber, deixando a diferença em apenas seis pontos (35 a 29). Mas com uma corrida de 11 a 0, o Flamengo voltou a abrir distância e num contragolpe de Alexey, que terminou com uma ponte aérea e enterrada de Gui Deodato, o time carioca chegou a 50 a 33.
Se Gui Deodato foi o destaque do primeiro quarto, o segundo período foi do ala americano Jordan Williams, que marcou 11 pontos. No intervalo, o placar era de 59 a 39, com o Flamengo dominando os rebotes (16 a 11) e cometendo apenas quatro erros contra 11 da equipe gaúcha.
O terceiro quarto foi um retrato dos períodos anteriores, com o time de Gustavo de Conti administrando a diferença de 20 pontos, que chegou a subir para 24 (69 a 45). E quando o União Corinthians conseguia pressionar e até roubar a bola do ataque carioca, a imprecisão dos arremessos evitava que a distância fosse reduzida. Com uma bola de três de Jhonatan Luz, o primeiro tempo foi encerrado com o marcador de 72 a 53 para o Flamengo.
No quarto período, os ânimos se acirraram e após um ataque do time carioca, Veríssimo, do União Corinthians, discutiu fortemente com o armador argentino Franco Balbi, do Flamengo. Os demais jogadores precisaram intervir e uma falta disciplinar para cada foi marcada. No final, o 95 a 77 fez jus ao domínio rubro-negro nos 40 minutos de partida.
Com 20 pontos, três rebotes e três assistências, Gui Deodato foi o cestinha da partida. O Flamengo ainda contou com 16 pontos e quatro rebotes de Ruan Miranda; 14 pontos e quatro rebotes de Jordan Williams; 12 pontos, sete rebotes e quatro assistências de Jhonatan Luz; um duplo-duplo de 10 pontos e 13 assistências de Alexey Borges e 11 pontos e cinco assistências de Franco Balbi.
No União Corinthians, o cestinha foi Rafail Lanaras, que marcou 18 pontos e ainda deu três assistências. O ala americano Duane Johnson terminou com 14 pontos e cinco rebotes e o pivô Dikembe André marcou 10 e pegou cinco rebotes.
Após os três jogos no Rio de Janeiro, com vitórias sobre Botafogo e Vasco e derrota para o Flamengo, o time de Santa Cruz do Sul se prepara para duas partidas no Rio Grande do Sul. A primeira será na quinta-feira (14), contra o líder Minas Tênis Clube. A segunda, no dia 16 diante do Brasília. Os dois confrontos serão disputados na Arena Univates, em Lajeado, porque o ginásio Arno Frantz será palco do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart).
Confira os demais resultados do NBB na segunda-feira:
- Minas Tênis Clube (MG) 78x76 Unifacisa (PB)
- Fortaleza/Basquete Cearense (CE) 66x49 Paulistano (SP)
- São José (SP) 79x68 São Paulo (SP)
- Pinheiros (SP) 87x76 Franca (SP)
Veja os jogos desta terça-feira no NBB:
- Pato Basquete (PR) x Vasco da Gama (RJ)
- Corinthians (SP) x Bauru Basket (SP)