O basquete feminino brasileiro continua sua linha decadente. Trinta anos depois de conquistar o título mundial com a geração dourada de Hortência, Paula e Janeth, a seleção amarga eliminações nos dois últimos torneios pré-olímpicos, assim como não conseguiu se classificar para os dois últimos mundiais.
E a tão aguardada renovação está longe de dar frutos. Neste domingo (10), o time sub-15 terminou o Campeonato Sul-Americano, disputado em Barquisimeto, na Venezuela, na quarta posição. O time comandado por Cláudio Lisboa acabou fracassando na busca de uma das três vagas para a Copa América Sub-16 em 2025 e que irá classificar para o Mundial sub-17 de 2026, na República Tcheca. Com esse resultado, o Brasil ficará fora do torneio pela quarta vez seguida.
A campanha na Venezuela foi fraca. Na estreia, vitória sobre o Equador por 64 a 56. Mas na segunda rodada do Grupo B, a seleção brasileira foi atropelada pela Argentina por 67 a 24. No encerramento da fase classificação, triunfo sobre o Uruguai por 58 a 48 e vaga nas semifinais, onde o Brasil acabou sendo derrotado pela Colômbia por 57 a 52.
Nesta domingo (10), no jogo que valeu um lugar no pódio e na Copa América, as brasileiras voltaram a perder para a Argentina. Desta vez o placar foi de 68 a 53 para as hermanas.
O título ficou com a Venezuela, que derrotou a Colômbia por 72 a 59.