A grande rivalidade do esporte da América do Sul terá um novo capítulo neste sábado (30), na quadra do ginásio do Tio Sam, em Niterói, no Rio de Janeiro. Brasil e Argentina disputarão o título do Campeonato Sul-Centro Americano de handebol feminino. O jogo está programado para às 19h (de Brasília) e a ESPN anuncia a transmissão.
Brasileiras e argentinas chegam invictas à última rodada do torneio disputado por seis seleções e que distribui três vagas para o Mundial da modalidade, que acontecerá em 2025, na Alemanha e na Holanda. As duas equipes já tem passaporte carimbado para a competição.
Na rodada disputada na sexta-feira (29), o Brasil venceu o Chile por 42 a 11 e chegou aos oito pontos, com saldo positivo de 117 gols. Já a Argentina venceu o Paraguai por 36 a 26 e tem a mesma pontuação brasileira, mas 50 gols a menos no saldo. Dessa forma, um empate neste sábado garante o quarto título da competição para a equipe comandada por Cristiano Rocha.
Diante das chilenas, a seleção brasileira fez um primeiro tempo com vitória de 19 a 3, ampliando ainda mais a vantagem nos 30 minutos finais. As goleadoras do jogo foram Bruna de Paula e Giulia Guarieiro com cinco gols cada. Mariane Fernandes foi eleita a melhor em quadra.
A rodada deste sábado definirá a terceira vaga no Mundial. O Uruguai leva vantagem por somar quatro pontos contra dois de Chile e Paraguai. As uruguaias enfrentarão as chilenas, enquanto as paraguaias jogarão contra El Slavador. As salvadorenhas perderam as quatro partidas que disputaram. Na última rodada foram superadas por 49 a 6 pelo seleção uruguaia.