O judô brasileiro chegou ao seu terceiro pódio no Campeonato Mundial Júnior, que acontece em Dushanbe, no Tadjiquistão. Na manhã deste sábado (5), Dandara Camillo conquistou a medalha de bronze, da categoria meio-pesado (78kg) feminina.
Com apenas 17 anos, a judoca do Palmeiras (SP) disputou seu primeiro Mundial e conseguiu avançar às semifinais vencendo três combates com autoridade.
Na primeira luta, superou a indiana Shruti Uniyal com um waza-ari seguido de imobilização. Nas oitavas de final, a brasileira marcou um waza-ari contra a croata Lorena Perkovic, no golden score e passou às quartas de final, onde bateu Marie Kosnarova, da República Tcheca, por ippon, em mais uma bela transição à luta de chão. Ela projetou, marcando um waza-ari, e logo encaixou a imobilização por mais 10 segundos para liquidar a disputa.
Mas na semifinal, Dandara enfrentou a colombiana Brenda Olaya, que vem atuando no Circuito Mundial adulto e venceu a brasileira com dois waza-ari (ippon). Na final, Olaya derrotou a alemã Sophie Niemeyer por ippon e conquistou a medalha de ouro.
Após a derrota na semifinal, Dandara Camillo voltou ao tatame para a disputa do bronze e não deu chances à russa Poliana Iudina. Marcou um waza-ari no início do combate, impôs uma pegada dura para controlar a adversária e escapou de situações difíceis no chão até finalizar com um ippon.
Olívia Oliveira fica em quinto no pesado
Na categoria pesado (+78kg), Olivia Oliveira ficou em quinto lugar. A judoca de apenas 16 anos estreou venceu Nino Papidze, da Geórgia, imobilizando a adversária depois de projetá-la ao solo. Nas quartas, a atleta do Minas Tênis Clube encaixou uma técnica de pernas e conseguiu um ippon sobre Marcelina Vranjes, da Croácia, para chegar à semifinal.
Mas a brasileira encarou uma das favoritas da categoria na semifinal. A sul-coreana Hyeonji Lee, que projetou Olivia duas vezes e venceu o combate por ippon. Ao final, Lee conquistou o título mundial júnior.
O pódio escapou em uma derrota para a japonesa Chihiro Yamaguchi, por ippon, e Olivia Oliveira terminou em quinto lugar.
Demais brasileiros
Ainda neste sábado, também na categoria pesado feminina, Enya Pires (Grêmio Náutico União) não conseguiu passar pela egípcia Sofa Soliman, que terminaria com a medalha de bronze.
Já nas chaves masculinas, Matheus Guimarães (Instituto Reação-RJ) parou no francês Fares Mekhoukh, na primeira luta da categoria meio-pesado (100kg), que também teve André Kramer (Grêmio Náutico), que venceu Krish Rakholiya, da Índia, por ippon, mas caiu para o húngaro Mate Lakos, nas oitavas de final.
Por fim, no peso pesado (+100kg); Andrey Coelho (Grêmio Náutico União) venceu Mortaza Suha, da Alemanha, e logo depois foi derrotado por Ibrahim Tataroglu, da Turquia.
O Mundial será encerrado no domingo com a disputa por equipes. As lutas preliminares começam às 2h (de Brasília), com as finais a partir das 8h. O Judo TV, Canal Olímpico do Brasil e NSports transmitem ao vivo.