Após as conquistas das medalhas de bronze de Clarice Ribeiro e Bianca Reis, o Brasil não conseguiu voltar ao pódio do Campeonato Mundial Sub-21 de Judô em Dushanbe, no Tajiquistão.
Os melhores desempenhos desta sexta-feira (4) foram de Kaillany Cardoso (70kg) e Luan Almeida (81kg), que ficaram em sétimo lugar.
Cabeça-de-chave número um do peso médio, Kaillany estreou com vitória por dois waza-ari sobre a croata Jana Cvjetko. Depois, nas oitavas, passou por Alina Moldokulova, do Quirguistão, com outro waza-ari.
Nas quartas de final, contra a japonesa Rin Maeda, do Minas Tênis Clube chegou a estar em vantagem na luta, forçando dois shidos à adversária, mas em uma tentativa falha de ataque acabou imobilizada até o ippon. Na repescagem, encarou a chinesa Huiting Yuan e foi projetada duas vezes em waza-ari.
Luan Almeida teve estreia dura contra o cazeque Desbol Balgabay, no meio-médio. Ele chegou a ficar pendurado com dois shidos, mas conseguiu um waza-ari para vencer e avançar às oitavas. No confronto seguinte, o brasileiro venceu Agajan Ayhanov, do Turcomenistão, com dois waza-ari.
Em luta que se estendeu até o golden score, o judoca do Sesi-SP perdeu para o local Sunatullo Musoev, nas quartas de final. A luta foi encerrada nas nas punições contra o brasileiro (3 a 2).
Já na repescagem, ele lutou contra Muhammad Yusofzoda e recebeu hansoku-make (desclassificação) por “mergulho de cabeça”.
Ainda nesta sexta, Jesse Barbosa venceu duas lutas e foi eliminado nas oitavas de final no meio-pesado (90kg). O atleta da Sogipa estreou com vitória relâmpago em 10 segundos sobre o egípicio Aly Abdelaal. Em seguida, passou por Micha Welter, de Luxemburgo, com dois waza-ari.
E no combate das oitavas, contra o uzbeque Alisher Samanov, que viria a ser medalhista de bronze mais tarde. Jesse foi projetado em waza-ari faltando um minuto e meio para o fim e não conseguiu reverter.
Três judocas do União competem no sábado
O último dia de competição individual será neste sábado (5), com mais quatro categorias. No feminino, Dandara Camilo, do Palmeiras (SP), compete no meio-pesado (78kg), enquanto Enya Pires (Grêmio Náutico União) e Olivia Oliveira (Minas Tênis Clube) disputarão o pesado (+78kg).
Já no masculino, André Kramer (Grêmio Náutico União), Matheus Guimarães (Instituto Reação -RJ) competirão no meio-pesado (100kg) e Andrey Coelho (Grêmio Náutico União) lutará no pesado (+100kg).
Horário e transmissão das lutas
As lutas preliminares começam às 2h (de Brasília), com as finais a partir das 8h. O Judo TV, Canal Olímpico do Brasil e NSports transmitem ao vivo.