O vôlei gaúcho terá nesta semana uma nova oportunidade de voltar ao cenário nacional. Em Pato Branco, no Paraná, a Juventus de Teutônia irá disputar o Grupo Sul da Superliga C. A equipe vencedora estará automaticamente classificada para a Superliga B de 2025.
A tarefa do grupo do vale do Taquari não será das mais fáceis. O time é formado por jogadoras sub-19 e irá disputar um torneio adulto. A estreia será nesta quarta-feira (9), às 19h30min, contra o Pato Vôlei.
— Muito contente em proporcionar essa oportunidade para as meninas aqui do Sul. Estamos colhendo o que foi plantado seis, sete anos atrás com as categorias de base e agora dando alguns voos maiores no adulto — disse Pablo Martins, técnico da equipe ao programa Gaúcha Olímpica, da Rádio Gaúcha.
Com um grupo formado por jogadoras oriundas das escolinhas mantidas pelo clube na cidade e em Estrela e Lajeado, a Juventus buscou cinco reforços para a Superliga C e para o Campeonato Gaúcho, que já está em andamento.
— O time é sub-19, do clube mesmo, com jogadoras da região e, agora, fizemos uma parceria com o Minas Tênis Clube e trouxemos cinco meninas para compor a equipe para o Estadual adulto e Superliga C. Queremos valorizar a base e ter as jogadoras crescendo em um nível mais alto — comenta Pablo.
As jogadoras que desembarcaram há duas semanas são a levantadora Betina Zarth, 18 anos, as ponteiras Helena Destefani, 16, e Stephany Maria, 17, e as centrais Nayla Ferreira, 17, e Ana Clara Santos, 18. Com a chegada delas está aberto um processo de intercâmbio, que poderá levar jogadoras da Juventus para o Minas, uma das grandes potências do vôlei brasileiro.
— Fomos convidados para a Copa Minas (categorias de base) e lá surgiu a possibilidade de fazer o intercâmbio. Temos uma menina de seleção de base, a Vallentina Biondo, que vai fazer um intercâmbio com eles. Criamos uma parceria — diz o treinador do time gaúcho.
Vallentina Biondo, de apenas 15 anos e 1m84cm de altura, é o grande nome da equipe de Teutônia. Destaque dos campeonatos brasileiros de base, ela coleciona convocações para as seleções brasileiras e já disputou o Mundial sub-17 (5º lugar) e foi vice-campeã sul-americana da categoria, além de ter sido eleita a melhor jogadora do Brasileiro de Seleções sub-16, vencido pela seleção gaúcha no começo deste ano.
Os adversários da Juventus de Teutônia, pela vaga na Superliga B, serão o Pato Vôlei (PR), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR), Marechal Vôlei (PR) e Pinhalense (SC).
Confira a tabela de jogos da Juventus na Superliga C:
09/10 - Pato Vôlei x Juventus - 19h30min
10/10 - Juventus x Foz do Iguaçu - 15h
11/10 - Juventus x Londrina - 17h15min
12/10 - Pinhelense x Juventus - 15h
13/10 - Marechal Vôlei x Juventus - 15h15min