Com a participação de cinco equipes, o Campeonato Gaúcho de vôlei feminino teve prosseguimento no sábado (5), com três partidas disputadas no Ginásio da APDL em Teutônia. O torneio é disputado em turno único e os quatro melhores irão se classificar para as semifinais.
Dono da casa e representante do Rio Grande do Sul na Superliga C, a Juventus de Teutônia venceu seus dois confrontos. No primeiro, bateu a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por 3 a 0, parciais de 26/24, 25/12 e 25/20, em 1h17min.
Na segunda partida, a equipe comandada por Pablo Martins derrotou a Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo com mais um 3 a 0 (25/18, 25/12 e 25/17), em 63 minutos.
A equipe de Teutônia agora se prepara para um desafio maior. Nesta terça, viaja para Pato Branco (PR) onde vai disputar o Grupo Sul da Superliga C. Os adversários serão o time da casa, e os também paranaenses Londrina, Marechal Cândido Rondon e Foz do Iguaçu. O Pinhalzinho, de Santa Catarina, completa a chave. O vencedor garante uma vaga na Superliga B de 2025 e o segundo colocado ainda poderá disputar um novo torneio, com os vice-campeões das outras quatro etapas regionais, que dará mais uma vaga para a segunda divisão do vôlei nacional.
O terceiro jogo da rodada tripla no Vale do Taquari teve a vitória as Sociedade Ginástica sobre a UFSM por 3 a 0, parciais de 25/21, 25/22 e 25/20.
A fase de classificação do Gauchão feminino teve dois jogos em setembro. Atual campeã, a AER Voleibol Passo Fundo/UPF venceu a Ginástica por 3 a 1, e a UFSM por 3 a 0. No próximo dia 12, a UFSM receberá em Santa Maria, a equipe da Sogipa, que fará sua estreia no torneio.