A brasileira Bia Haddad Maia derrotou a russa Veronika Kudermetova, na madrugada desta quarta-feira (9), e avançou às oitavas de final do WTA 1000 de Wuhan, na China. Número 12 do mundo, a paulista superou a rival por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, em 1h32min de partida e está classificada para as oitavas de final.
Esta foi a segunda vitória seguida de Bia sobre a russa, atual 63ª do ranking e ex-número 9 do mundo. Há duas semanas, a brasileira já havia vencido a rival em Seul no caminho até o título do WTA 500 da Coreia do Sul. Curiosamente, as duas foram campeãs juntas na chave de duplas do Elite Trophy, em Zhuhai, na China, no ano passado.
A vitória desta quarta foi fundamental para Bia seguir na briga pelo retorno ao Top 10. No momento, a tenista está subindo duas posições, justamente para o 10º posto, repetindo sua melhor posição da carreira. Mas ela ainda depende do resultado de outras rivais nesta semana para saber se retomará, de fato, o posto.
Nas oitavas de final em Wuhan, Bia enfrentará a polonesa Magdalena Frech, atual 27ª do mundo. Campeã do WTA 500 de Guadalajara, no México, no mês passado, ela avançou na chave ao eliminar uma das favoritas, a americana Emma Navarro, número 8 do mundo, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/3.
Contra Kudermetova, a tenista número 1 do Brasil exibiu forte desempenho no saque, onde venceu 74% das vezes em que encaixou o primeiro serviço. Ela sofreu apenas uma quebra de saque ao longo da partida e faturou quatro quebras para abrir vantagem nas duas parciais, encaminhando a vitória.
Se passar por Magdalena Frech, Bia poderá encarar a principal favorita ao título, a bielorrussa Aryna Sabalenka, que passou pela tcheca Katerina Siniaková por duplo 6/4. O confronto entre elas é inédito no circuito.
Gauff mantém boa sequência
Embalada pelo título em Pequim, na última semana, a americana Coco Gauff passou pela estreia diante da búlgara Viktoriya Tomova, parciais de 6/1 e 6/2, em 1h15min de jogo. Cabeça de chave número 4, ela entrou direto na segunda rodada e nas oitavas irá enfrentar a ucraniana Marta Kostyuk, que foi beneficiada pelo desistência da americana Amanda Anisimova, que não pode entrar em quadra por conta de uma lesão.
Número 3 do mundo e segunda favorita em Wuhan, a também americana Jessica Pegula vencia a russa Anastasia Potapova por 6/2 e 2/0, quando a adversária sentiu um desconforto e deixou a quadra. Nas oitavas, ela terá como rival a chinesa Wang Xinyu, que passou pela italiana Lucia Bronzetti por 2 a 1 (4/6, 6/2 e 6/4).