A brasileira Bia Haddad Maia foi eliminada nas quartas de final do WTA 500 de Ningbo, na China, nesta sexta-feira (18). Diante da espanhola Paula Badosa, ex-número dois do mundo, a paulista foi dominada e caiu em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/2, em jogo que teve uma hora e 29 minutos de duração.
Com a derrota, a número 10 mundo perdeu a oportunidade de subir uma posição no ranking da WTA e chegar a melhor colocação de sua carreira. No momento, ela foi ultrapassada pela russa Daria Kasatkina, que chegou ao nono lugar com a vitória sobre a cazaque Yulia Putintseva por 2 a 1, parciais de 6/4, 1/6 e 7/6 (4). A tenista da Rússia será a rival de Badosa na semifinal.
A eliminação nas quartas poderá deixar Bia até mesmo fora do Top 10, na próxima atualização do ranking, na segunda-feira (21). Para seguir nesse grupo, ela precisa que Badosa e a russa Anna Kalinskaya não conquistem o título em Ningbo.
Kalinskaya joga ainda nesta sexta contra a tcheca Karolina Muchová, pelas quartas de final. A vencedora disputará a outra semifinal, contra a russa Mirra Andreeva, que passou pela tcheca Barbora Krejciková por 7/6 (5) e desistência com 3/2 no placar para Andreeva.
Badosa domina em todos os fundamentos
Nesta sexta, Bia Haddad enfrentou dificuldades desde o início da partida diante de Paula Badosa, atual 15ª do mundo. Livre das lesões que atrapalharam sua carreira nos últimos dois anos, a espanhola dominou em todos os fundamentos, com seu forte saque e sólidas devoluções.
No primeiro set, Badosa obteve a primeira quebra da partida no sexto game ao abrir 4/2. Na sequência, o jogo chegou a ser interrompido por alguns segundos por um inseto, que invadiu a quadra na hora do saque de Bia. O pegador de bolas teve certa dificuldade em remover o "intruso" com uma toalha.
Mesmo sem perder a concentração diante do episódio inusitado, Bia chegou a ter seu saque ameaçado novamente quando perdia por 5/2. Mas salvou um set point e o seu game de saque. Na sequência, no serviço da espanhola, a brasileira salvou mais um set point. Mas não evitou o revés, que garantiu o primeiro set para a adversária, que terminou a parcial com 72% dos pontos vencidos com o primeiro saque contra 61% da paulista, que fez apenas quatro bolas vencedoras (winners) contra 13 da espanhola.
Badosa foi ainda mais superior no segundo set. Cada vez mais solta em quadra, a ex-vice-líder do ranking se impôs no saque da brasileira, com quebras em 2-1 e 4-1 e controlou todas as ações até fechar em 6 a 2.
Em todo o jogo, a espanhola cometeu 14 erros não forçados contra 22 da brasileira e acertou 19 winers contra 11. Badosa venceu 83% dos pontos com o primeiro saque e 63% com o segundo serviço, contra 64% de Bia no primeiro e apenas 44% no segundo.