O União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, sofreu sua segunda derrota no Torneio Interligas, na cidade argentina de Corrientes, ao ser superado na quinta-feira (26), à noite, pelo Fortaleza Basquete Cearense, por 84 a 64. A competição é organizada em parceria pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e Liga Nacional de Básquet, da Argentina, e serve de preparação para a temporada 2024-25 do NBB.
Após perder no detalhe para o Regatas de Corrientes (70 a 68) na estreia, o time gaúcho fez o duelo brasileiro com o Fortaleza e não conseguiu superar as grandes atuações dos norte-americanos Dexter McClanahan e Dominique Coleman, que combinaram para 21 pontos nos dois períodos iniciais e ajudaram o time cearense a abrir uma vantagem de 15 pontos antes do intervalo: 42 a 27.
Nos dois últimos períodos, o Fortaleza seguiu comandando as ações e o ala McClanahan fechou o jogo com 21 pontos, sete rebotes e quatro assistências. O placar final de 84 a 64 ainda teve a contribuição do ala-pivô Coleman, com 20 pontos e quatro rebotes, e 12 pontos e oito rebotes do pivô americano Eden Ewing.
— Foi uma vitória muito importante contra o União Corinthians, que é uma equipe bem forte. Estou muito feliz pelo jogo de hoje. O nosso ataque funcionou bem. A defesa foi melhor ainda. No segundo período, conseguimos baixar muito o nível do ataque deles, conseguimos atrapalhar muito. Agora é pensar na sequência para terminarmos bem o campeonato e conseguir melhorar o time neste torneio de pré-temporada — avaliou o ala Gabriel Fernandes, que anotou 10 pontos.
No time gaúcho, apenas dois jogadores superaram dois dígitos na pontuação. Os pivôs Dikembe André. que marcou 13 e ainda conquistou oito rebotes, e o americano Raven Barber, que finalizou a partida com 12 pontos.
— O nosso time jogou de igual no começo, mas aí eles abriram no placar e tivemos de correr atrás. O time deles estava em um dia bom, estava acertando todos os ataques, encaixaram na defesa. Temos de trabalhar mais agora, tivemos três semanas de treino, estamos nos conhecendo ainda, mas acredito que até o início do NBB já teremos encaixado, vamos melhorar os pontos fracos para conseguir fazer o que fizemos no último quarto, que foi igualar na defesa, diminuir o ritmo de jogo deles e conseguimos tirar um pouco dos pontos — comentou Dikembe.
Com duas derrotas, o União Corinthians é o lanterna do Grupo B — liderado pelo Fortaleza, que venceu suas duas partidas. Os argentinos Regatas de Corrientes e Peñarol de Mar del Plata somam três e estão em segundo.
No Grupo A, a Unifacisa (PB) conseguiu sua primeira vitória ao bater o Platense por 72 a 51 e está em segundo, com três pontos, ao lado do próprio time argentino. A liderança é do San Martín, que venceu o Pato Basquete (PR) por 85 a 67.
A terceira e última rodada será disputada no sábado (28) e o União Corinthians enfrentará o Peñarol de Mar del Plata às 19h (de Brasília).