Um dos representantes gaúchos na próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB), que terá início no dia 12 de outubro, o Ceisc/União Corinthians, de Santa Cruz do Sul disputará o Torneio Interligas, na cidade argentina de Corrientes. A competição é organizada em parceria pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Liga Nacional de Básquet, da Argentina.
Com o apoio de 13 empresas e entidades locais, o UniCo realizou nove contratações e renovou o contrato de outros três atletas para a disputa da temporada 2024/25 do NBB.
Os contratados foram o ala Felipe Vezaro, o armador argentino Jony Machuca, o ala grego Rafail Lanaras, o ala Fabrício Veríssimo, o ala-pivô Fabrício Russo, o armador Vithinho, o ala-pivô Jon dos Anjos e os pivôs Dikembe André e o norte-americano Raven Barber. Além deles, o Ceisc União Corinthians renovou com o ala-pivô americano Duane Johnson, o ala Pedro Nunes e o ala-armador Thaylor Gabriel, que já acumula convocações para as seleções de base do Brasil.
Uma das atrações da equipe é Rafail Lanaras, primeiro jogador grego a atuar no NBB. O ala estava defendendo o Rueil Athletic Club, da França.
— Vestir a camisa de um dos maiores times do Brasil e jogar em uma das Ligas mais competitivas do mundo é um sonho que se tornou realidade para mim. Não vejo a hora de jogar para a melhor torcida do Brasil e fazer o melhor que eu puder. Vamos fazer história juntos — comenta o jogador que irá completar 23 anos em outubro.
A equipe gaúcha também manteve o técnico Rodrigo Silva, que na última edição do NBB levou o time do Vale do Rio Pardo aos playoffs. Em agosto, ele esteve na Espanha para acompanhar os treinamentos Tizona Burgos e San Pablo Burgos, equipes que competem na LEB Oro, segunda divisão espanhola, e do Real Madrid e do Barcelona, equipes da ACB, a principal liga do país.
Interligas: times e regulamento
O Torneio Interligas será disputado por oito equipes, quatro do Brasil e quatro da Argentina, entre a quarta-feira (24) e o domingo (29). No Grupo A estão os argentinos Platense e San Martín e os brasileiros Unifacisa (PB) e Pato Basquete (PR). No B, os argentinos Peñarol de Mar del Plata e Regatas de Corrientes e Ceisc/União Corinthians e Fortaleza Basquete Cearense/Centro de Formação Olímpica (CE).
As equipes irão se enfrentar nos respectivos grupos. Os primeiros colocados avançam à decisão do título. Os segundos vão disputar o terceiro lugar, enquanto os terceiros se enfrentam pela quinta posição e os quartos brigam pelo sétimo lugar.
Os jogos serão disputados em dois ginásios de Corrientes. Pelo Grupo A, no Fortín Rojinegro, Platense e Pato Basquete se enfrentam às 18h. Na sequência, às 21h, San Martin e Unifacisa entram em quadra. Pelo B, no ginásio Jorge Contte, Fortaleza BC/CFO e Peñarol de Mar Del Prata jogam às 19h, enquanto o anfitrião Regatas recebe o Ceisc/União Corinthians no último jogo do dia, às 21h30min.
A sequência da tabela será definida após os jogos da primeira rodada.