A cidade de Paris nomeará uma sede esportiva em homenagem à atleta assassinada Rebecca Cheptegei, anunciou a prefeita Anne Hidalgo nesta sexta-feira (6).
Cheptegei, que participou da maratona dos Jogos Olímpicos em agosto, morreu quatro dias após um homem, apresentado como seu namorado, atear fogo em seu corpo no Quênia.
— Ela nos encantou em Paris. Nós a vimos. Sua beleza, sua força, sua liberdade. E é provável que sua beleza, força e liberdade tenham sido intoleráveis para a pessoa que cometeu esse assassinato — disse Hidalgo à imprensa.
A prefeita garantiu que a ugandesa jamais poderá ser esquecida.
— Paris não a esquecerá. Uma sede esportiva será dedicada a ela para que sua memória e história permaneçam entre nós e nos ajudem a transmitir a mensagem de igualdade, que é a mensagem dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos — acrescentou Hidalgo.
Rebecca Cheptegei, de 33 anos, fez sua estreia olímpica na maratona de Paris 2024, onde terminou na 44ª posição.
A polícia e os médicos indicaram que ela teve 80% do corpo queimado, após ter sido atacada na frente dos filhos no domingo por Dickson Ndiema Marangach, de nacionalidade queniana.
O ministro queniano de Esportes, Kipchumba Murkomen, declarou que trata-se de uma "brutal lembrança" de que é preciso fazer mais para lutar contra as violências sexistas.
* AFP