A Sogipa terá um time de vôlei masculino na Superliga pela primeira vez desde 2010/2011, quando a equipe disputou a elite da modalidade em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Desta vez, o clube de Porto Alegre começará sua trajetória na terceira divisão do vôlei brasileiro (Superliga C) em Chapecó, entre 30 de setembro e 4 de outubro.
Disputarão contra a Sogipa uma vaga na Superliga B a Aprov/Chapecó/Unoesc, de Santa Catarina, e a AVP/Semel/Idescomplica – Piçarras, também catarinense.
Os campeões em cada sede garantem uma vaga no acesso à Superliga B 2024/2025. Os segundos colocados participam da segunda etapa da competição, entre os dias 18 e 22 de outubro — em local a definir — de olho na sexta vaga disponível.
A equipe conta com atletas que já vinham atuando no Rio Grande do Sul e vencendo campeonatos, com uma base bastante jovem. Sob o comando do técnico Edu Guedes, a Sogipa terá dois reforços com passagem pelo Sada Cruzeiro, de Minas Gerais, um dos maiores times de vôlei do Brasil. O líbero Lucas Bauer, 24 anos, e o levantador Ramon Halfeld, 20.
O padrinho da equipe, que inclusive esteve na seletiva de jogadores do clube de Porto Alegre, é Renan Dal Zotto. Ele foi atleta formado na base da Sogipa, laureado pelo clube e um dos maiores jogadores do vôlei brasileiro de todos os tempos, além de ter sido técnico da seleção.
E a Superliga A?
O objetivo da Sogipa é chegar à principal divisão do vôlei brasileiro. No entanto, conforme fontes ouvidas por Zero Hora, não existe pressa. Isso porque ainda há necessidade de investimento privado para a consolidação do projeto a longo prazo.