Uruguai e Panamá confirmaram a classificação para as quartas de final da Copa América nesta segunda-feira (1º). As equipes aguardam a definição de primeiro e segundo lugares do Grupo D, o do Brasil, para saber quem enfrentarão na fase eliminatória da competição de seleções que ocorre nos Estados Unidos.
Nesta terça-feira (2), o Brasil, com quatro pontos, encara a Colômbia, líder com seis e garantida nas quartas. Se a Seleção Brasileira vencer, fica com a primeira colocação. Em caso de empate, permanece na segunda colocação.
Com chance remota de classificação, a Costa Rica, com um ponto, duela com o Paraguai, já eliminado.
Para conseguirem a vaga, os costarriquenhos precisam vencer com placar elástico e torcer para derrota brasileira. A diferença do saldo é de seis gols pró-Brasil entre os times.
Classificação panamenha
O Panamá garantiu a permanência na Copa América ao vencer a Bolívia por 3 a 1. José Fajardo abriu o placar para os panamenhos aos 21 do primeiro tempo. A Bolívia empatou aos 23 da etapa final, com Miranda.
Dez minutos depois, Eduardo Guerra, de cabeça, pôs o Panamá novamente em vantagem. Yanis carimbou a classificação aos 45, em um golaço no qual limpou a marcação e finalizou com belo chute contra a meta de Viscarra.
Gol de zagueiro e Uruguai nas quartas
A terceira vitória manteve os 100% de aproveitamento do Uruguai na fase de grupos. Mathías Olivera fez o gol que soterrou a chance de classificação dos Estados Unidos, em Kansas City. O zagueiro aproveitou o rebote de Turner, aos 20 minutos do segundo tempo.
Os norte-americanos lutaram até o final para tentar a virada. Com isso, deixaram aflitos os jogadores do Panamá, que já haviam encerrado o seu jogo, em Orlando. Nada feito. Os donos da casa vão assistir o restante da competição do sofá.