A cazaque Elena Rybakina, número 4 do mundo e campeã de Wimbledon em 2022, se classificou nesta segunda-feira (8) para as quartas de final do torneio londrino, fase em que vai enfrentar a ucraniana Elina Svitolina, 21ª do ranking da WTA.
Rybakina foi beneficiada pelo abandono de sua adversária, a russa Anna Kalinskaya, 18ª da classificação mundial, que sentiu um problema no antebraço direito e perdeu oito games consecutivos antes de desistir da partida.
Kalinskaya deixou a quadra depois de perder o primeiro set por 6-3 e quando o placar marcava 3-0 para Rybakina na segunda parcial.
Após as eliminações da polonesa Iga Swiatek e da americana Coco Gauff, números 1 e 2 do mundo, respectivamente, e com a ausência da bielorrussa Aryna Sabalenka, terceira, Rybakina fica como a tenista com o melhor ranking do circuito feminino entre as classificadas para as quartas de final.
— Não sinto pressão. Cada adversária é difícil e sei que sempre tenho que jogar o meu melhor tênis. É o que tento fazer a cada jogo— disse a cazaque de 25 anos, que tem um vice no Australian Open de 2023.
Nas quartas de final, sua adversária será Elina Svitolina, que não teve problemas para derrotar a chinesa Wang Xinyu, 42ª da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-1.
Svitolina conseguiu deixar de lado o nervosismo pela situação em seu país, especialmente pelos bombardeios russos nas últimas horas que deixaram mais de 30 mortos, muitos deles em um hospital infantil.
— Não foi fácil para me concentrar. Hoje de manhã foi complicado ler as notícias e depois vir para jogar— declarou a tenista, que entrou em quadra usando um laço preto em sinal de luto.
* AFP