Após a definição dos oito classificados, as quartas de final da Divisão de Acesso começam neste domingo (14), às 15h. Os confrontos envolvem times tradicionais, como Pelotas, Glória, Veranópolis e Inter-SM. Há também novatos, como Monsoon, que busca chegar na Série A do Gauchão pela primeira vez.
Para o time garantir acesso ao Gauchão, é preciso avançar nas quartas e nas semifinais. Os jogos de volta das quartas de final estão programados para a próxima quarta-feira (17).
Pelotas x Glória (Boca do Lobo, em Pelotas)
Líder isolado do Grupo A, que envolve as equipes mais ao norte do Estado, o Glória começa as quartas de final visitando o Pelotas, na Boca do Lobo. O time de Vacaria vem de uma sequência de duas partidas sem vencer.
O Lobo, por outro lado, está empolgado ao conseguir se recuperar de um 2 a 0 e empatar com o Inter -SM na última rodada da fase de grupos. Resultado que garantiu ao time pelotense o quarto lugar do Grupo B.
Lajeadense x Passo Fundo (Arena Alviazul, em Lajeado)
Terceiro lugar no Grupo B, o Lajeadense está invicto em casa — foram cinco vitórias e dois empates. A última delas foi contra o Aimoré, quando o clube saiu perdendo e virou depois dos 40 minutos do segundo tempo, garantindo a classificação para o mata-mata.
A equipe de Lajeado enfrenta o Passo Fundo, que, com 27 pontos, conta com a terceira melhor campanha da competição. E também o melhor ataque do Grupo A, com 21 gols marcados.
Veranópolis x Inter de Santa Maria (Antônio Davi Farina, em Veranópolis)
Segundo lugar do Grupo B, o Inter-SM terminou a etapa inicial com o melhor ataque da competição (27 gols). Na última rodada, mesmo ainda tendo a ambição de terminar em primeiro, poupou titulares e acabou tropeçando no Pelotas. Para visitar o Veranópolis nas quartas de final, porém, o técnico Daniel Franco deve ter força máxima.
Após um começo atribulado na Divisão de Acesso, o Veranópolis reagiu com a chegada do técnico Márcio Nunes durante a competição e garantiu o terceiro lugar na última rodada ao vencer o Glória. O centroavante Carlos Henrique, recém contratado, é uma das esperanças do time.
União Frederiquense x Monsoon (Arena União, em Frederico Westphalen)
Há 10 jogos sem perder, o União Frederiquense chega embalado para o primeiro confronto das quartas de final da Divisão de Acesso. A última derrota foi em abril, quando foi goleado por 5 a 1 pelo Esportivo. Na ocasião, o técnico Hélio Vieira foi demitido e Jailson Zatta assumiu a equipe. Desde então, está invicto no comando do Tricolor.
O Monsoon, time mais novo que disputa a Divisão de Acesso, vai para sua segunda tentativa de subir. No ano passado, caiu nas semifinais. Desta vez, novamente fazendo uma das melhores campanhas, quer garantir um lugar na decisão.