O Fluminense confirmou, na tarde desta segunda-feira (1°), a contratação de Mano Menezes. O técnico gaúcho de 62 anos assinou vínculo até o final de 2024. O auxiliar Sidnei Lobo chega junto para atuar na equipe carioca.
Mano Menezes começa o trabalho nesta terça-feira (2), quando comanda o primeiro treinamento no CT Carlos Castilho, no Rio de Janeiro. A estreia ocorre contra o Inter, na quinta-feira (4), às 20h, no Maracanã, pela 14ª rodada do Brasileirão. O treinador comandou o time gaúcho entre abril de 2022 e julho de 2023. Sua última equipe foi o Corinthians, de onde foi demitido em fevereiro, cinco meses depois de assumir.
O substituto de Fernando Diniz tem a missão de salvar o Tricolor das Laranjeiras do rebaixamento para a segunda divisão. O Fluminense é o lanterna do Brasileirão, com seis pontos, uma vitória, três empates e nove derrotas no campeonato.
Nascido em Passo do Sobrado, no Vale do Rio Pardo, Mano Menezes ganhou prestígio ao conduzir o 15 de Novembro de Campo Bom à semifinal da Copa do Brasil em 2004. Em 2005, assumiu o Grêmio e levou a equipe gaúcha à primeira divisão, com direito à Batalha dos Aflitos — que virou filme. Depois de ser campeão gaúcho em 2006, chegou à final da Libertadores de 2007, também pelo Grêmio.
Entre os títulos da carreira, Mano Menezes tem três Copas do Brasil (uma pelo Corinthians e duas pelo Cruzeiro), dois títulos da Série B (por Grêmio e Corinthians), um Campeonato Paulista (Corinthians), dois Campeonatos Mineiros (Cruzeiro) e dois Campeonatos Gaúchos (Grêmio).
Mano Menezes chegou à Seleção Brasileira depois da Copa do Mundo de 2010, mas não conseguiu emplacar. Ganhou a medalha de prata na Olimpíada de 2012 e foi demitido em novembro daquele ano.