O Campeonato Pan-Americano de Esgrima foi encerrado no domingo (30), em Lima, no Peru, e o Brasil conquistou um total de quatro medalhas. Foram três bronzes e uma prata e a quarta colocação no quadro geral, atrás de Estados Unidos, Canadá e Venezuela.
A medalha de prata foi ganha pela equipe de florete masculino. Guilherme Toldo (Grêmio Náutico União), Paulo Morais (Pinheiros-SP), Pedro Marostega (Grêmio Náutico União) e Ricardo Pacheco (Paulistano-SP). Os Estados Unidos garantiram a medalha de ouro e o Canadá ficou com a de bronze.
Na disputa feminina do florete por equipes, Mariana Pistoia (Grêmio Náutico União), Bia Bulcão (Pinheiros), Gabriella Vianna (Pinheiros) e Ana Toldo (Grêmio Náutico União) garantiram a medalha de bronze. Os Estados Unidos confirmaram o favoritismo e ficaram com o ouro e o Canadá ficou com a prata.
Alexandre Camargo (Academia Mestre Kato-PR), Pedro Petrich (Academia Mestre Kato), Richard Grunhauser (Pinheiros) e Leopoldo Gubert (Academia Mestre Kato) garantiram o bronze na disputa masculina de espada, vencida pela Venezuela, com a Colômbia ficando em segundo.
O quarto pódio brasileiro foi de Guilherme Toldo no florete individual. O esgrimista do Grêmio Náutico União dividiu a terceira posição com o norte-americano Alexander Massialas. O ouro e a prata também foram conquistados por atletas dos Estados Unidos, com Nick Itkin e Gerek Meinhardt.