Classificado aos Jogos Olímpicos de Paris pelo ranking mundial e grande nome brasileiro da arma, Guilherme Toldo, do Grêmio Náutico União (RS), confirmou seu favoritismo e faturou o título do florete no 94º Campeonato Brasileiro Interclubes, que está sendo disputado em Curitiba (PR).
O gaúcho foi o único floretista a superar de forma invicta a fase de pules, ficando de “bye” nos quadros de 64 e 32. No quadro de 16, derrotou Rafael Tomino (Paulistano-SP) por 15 a 1. Nas quartas de final, venceu Pedro Nogueira (Paulistano), por 15 a 3, e avançou à semifinal, quando superou Pedro Marostega, seu companheiro de clube, com uma vitória pelo placar de 15 a 8.
Na decisão, Toldo enfrentou Heitor Shimbo, do Pinheiros (SP), e tomou a iniciativa desde os primeiros movimentos, abrindo boa vantagem sobre o adversário e fechou o duelo pelo placar de 15 a 3. O pódio ainda teve Pedro Marostega e Luiz Foschini (Pinheiros), que ficaram com as medalhas de bronze.
— A esgrima brasileira é jogada entre amigos, somos muito unidos. Na pista é cada um por si, mas há muita união nas competições nacionais — afirmou o atleta de 31 anos, que em Paris disputará sua quarta Olimpíada.
Pietra Chierighini surpreende no sabre feminino
O título do sabre feminino foi conquistado por Pietra Chierighini, do Paulistano. A final foi contra sua colega de clube, Karina Trois, que vinha credenciada pela melhor campanha desde a pule.
E não faltou emoção. Após um duelo equilibrado, Pietra venceu por 15 a 12 e levou o título. As medalhas de bronze ficaram com Ana Beatriz Fraga e Luana Pekelman, ambas do Pinheiros
—Tentei me manter tranquila. Durante a competição tive uma crise de pânico e precisei ter muita superação para conseguir esse título— declarou Pietra.
Marcus Pinto é campeão no sabre cadete
Pelo Torneio Nacional Cadete, Marcus Pinto conquistou o título do sabre masculino. O atleta do Grêmio Náutico União, após superar a pule, bateu sucessivamente Theo Baldin (Baldin Esgrima-SP), por 15 a 5, e Joaquim Peluso (Pinheiros), por emocionantes 15 a 14, garantindo vaga na decisão.
Numa final tequilibrada, Marcus venceu de virada, no último toque, a Arthur Wolff (Lindóia-RS), também pelo placar de 15 a 14. As medalhas de bronze ficaram com Joaquim Peluso e Samuel Oliveira (Baldin Esgrima).