O brasileiro Lucas Verthein garantiu neste sábado (15) um lugar na final da terceira etapa da Copa do Mundo de Remo, em Poznan, na Polônia. O atleta do Botafogo (RJ), que disputará os Jogos Olímpicos de Paris no single skiff obteve o feito pela primeira vez na carreira.
Na sua semifinal, em que apenas três dos seis remadores se garantiam na final, Lucas fez uma prova segura, controlando o ritmo do início ao fim, marcando de perto o croata Damir Martin e o polonês Piotr Plominski, que liderou até os 500m finais. No final, o croata assumiu a primeira colocação e venceu com o tempo de 7min33seg10 contra 7min34seg76 do remador da Polônia. Lucas chegou um segundo atrás (7min35seg76) e garantiu a classificação.
— As condições estavam bem adversas hoje, com muito vento contra, o que fez a prova ser bem mais lenta. Nem por um momento foi mais tranquila, porque todos queriam as três primeiras vagas para estar na final e no Top 6 do mundo. Então, foi bem duro, sabia que tinha que ir no bolo para conseguir a vaga, mas, principalmente, para buscar a ponta, o que tentei fazer o tempo todo. Infelizmente, não foi hoje, mas cheguei bem próximo do croata e do polonês, com a diferença de apenas um segundo de um para o outro. Fiz o meu melhor, busquei remar bem, não foi tecnicamente da maneira como eu gostaria, mas o principal é terminar a prova sabendo que tenho a evoluir — comentou Lucas.
Os demais finalistas, que fizeram os melhores tempos na outra semifinal, são o neozelandês Thomas Mackintosh, o dinamarquês Sverri Nielsen e o inglês George Bourne.
Beatriz Tavares na final B
Entre as mulheres, Beatriz Tavares avançou para a semifinal do single skiff através da repescagem. A atleta que também defende o Botafogo ficou em quarto lugar e irá disputar a final B. A vencedora foi a austríaca Magdalena Lobnig, com os tempo de 8min09seg95, seguida pela australiana Tara Rigney, que fez 8min19seg92. A terceira colocada foi a alemã Juliane Faralisch, que marcou 8min21seg87 contra 8min23seg65 da brasileira.
Beatriz também disputará os Jogos de Paris. Esta será sua estreia no evento, que será realizado em Vaires-sur-Marne. As provas do single skiff acontecerão entre 27 de julho e 3 de agosto.