O primeiro domingo de Eurocopa reservou aos espectadores três grandes jogos: dois do Grupo C e um do Grupo D. No terceiro dia da principal competição de seleções do continente, Holanda, Polônia, Dinamarca, Eslovênia, Sérvia e Inglaterra estrearam. A primeira e a última confirmaram seu favoritismo. Já a Dinamarca não conseguiu superar a Eslovênia, que não disputava o torneio desde 200o.
Polônia 1x2 Holanda
Na primeira partida do dia, a Holanda estreou com vitória de virada sobre a Polônia por 2 a 1, no Volkspark, em Hamburgo. O estádio e a cidade foram completamente tomados por torcedores holandeses, que pintaram as ruas de laranja. O polonês Buksa abriu o marcador, mas Gakpo e Weghorst comandaram o triunfo da equipe do técnico Ronald Koeman.
Com a vitória, a Holanda, campeã de 1998, abriu vantagem no Grupo D, que conta ainda com Áustria e França. Já a Polônia, que começou o torneio sem o craque Lewandowski, lesionado, conheceu a sua primeira derrota com o técnico Michal Probierz. Ele mantinha uma invencibilidade de oito jogos, com cinco triunfos e três empates.
Dinamarca 1x1 Eslovênia
A Dinamarca não conseguiu confirmar seu leve favoritismo diante da Eslovênia. As seleções empataram por 1 a 1 na Arena Stuttgart, na Alemanha, pelo Grupo C. Essa é apenas a segunda participação dos eslovenos em Eurocopa — a primeira, e última, foi em 2000.
O meia Eriksen foi quem abriu o placar para os dinamarqueses, no início do primeiro tempo. Embora tenha tido o maior volume de jogo na partida, a Dinamarca acabou castigada na etapa final, com o empate da Eslovênia. Janza deu um forte chute de fora da área e contou com desvio do volante dinamarquês Hjulmand para que a bola acabasse no fundo das redes.
Inglaterra 1x0 Sérvia
Em uma partida disputada, a Inglaterra levou a melhor sobre a Sérvia por um placar simples: 1 a 0. O gol da partida, realizada em Dortmund, foi marcado pelo meio-campista do Real Madrid Jude Bellingham, de cabeça, ainda na etapa inicial. Os sérvios pressionaram bastante, principalmente no segundo tempo, levando perigo ao gol de Pickford, mas não conseguiram o empate. Apesar de entrar no duelo como favorita, essa foi apenas a segunda vitória da Inglaterra em sua 11ª estreia de Eurocopa.
Com o resultado, os ingleses lideram o Grupo C com vantagem de dois pontos — seguidos da Dinamarca e da Eslovênia, com um ponto cada. A Sérvia, por sua vez, é a lanterna da chave.