Depois da Alemanha estrear com goleada na abertura da Europa, outras três equipes também começaram a principal competição de seleções do continente com o pé direito. O segundo dia reservou aos torcedores três partidas: uma do grupo A, mesmo dos alemães, e duas do grupo B, com uma dupla saindo na frente com três pontos.
Na primeira partida do dia, válida pela chave da Alemanha, a Suíça confirmou o favoritismo e iniciou com vitória sobre a Hungria, por 3 a 1. Duah, Aebischer e Embolo marcaram para os suíços, enquanto Varga descontou para os húngaros.
Com a vitória, a Suíça não deixa a Alemanha escapar. Os alemães inauguraram o torneio com goleada sobre a Escócia por 5 a 1 e assumiram a liderança do grupo, com três pontos, assim como os suíços, que buscam superar a campanha de 2021, quando conseguiram chegar até as quartas de final.
Grupo B da Eurocopa também com duas vitórias
Pelo grupo B, quem esperava um jogo equilibrado entre Espanha e Croácia se desapontou. Em Berlim, a Fúria fez 3 a 0 na Croácia com tranquilidade e anotou os primeiros três pontos no considerado "grupo da morte" da competição. Os gols espanhóis no Estádio Olímpico foram marcados por Alvaro Morata, Fabián Ruíz e Dani Carvajal, ainda no primeiro tempo. Os croatas ainda perderam um pênalti com Petkovic, defendido por Unai Simón.
Mais tarde, no último jogo do dia, a Itália tomou um susto logo no começo da partida, mas conseguiu a virada em Dortmund para iniciar a defesa do seu título. Bajrami marcou aos 23 segundos o gol mais rápido da história da Euro. Os italianos conseguiram a virada ainda nos primeiros 15 minutos. Bastoni, de cabeça, e Barella, chutando da entrada da área, definiram a vitória do time italiano na primeira rodada do grupo C.