A fase decisiva da Eurocopa 2024 vai começar. Serão oito jogos nas oitavas de final, com alguns duelos com francos favoritos, enquanto outros devem ser decididos nos mínimos detalhes. As partidas começam a ser disputadas neste sábado (29) e vão até terça-feira (2), para então conhecermos as oito melhores seleções da Europa.
Itália x Suíça
A Itália fez o gol que a garantiu na segunda posição na bacia das almas. No mais puro estilo italiano de jogar, sabendo sofrer, defendendo-se bem e com gols históricos, a Azzurra chega à fase decisiva da Euro sempre como uma ameaça. Afinal, nenhum país vence a Copa do Mundo quatro vezes e a Eurocopa duas vezes por acaso.
Os suíços, entretanto, prometem dificultar a vida de qualquer adversário. Uma seleção antes conhecida apenas por se defender bem, nesta edição mudou um pouco o estilo. Tem um ataque rápido e forte fisicamente, marcou cinco gols até o momento e conseguiu um empate contra a Alemanha, anfitriã do torneio.
O jogo deve ser decidido nos mínimos detalhes. Erros poderão ser fatais para ambas as equipes, e são nessas partidas que a camisa tende a pesar.
- Quando: sábado (29), às 13h
- Local: Berlim
Alemanha x Dinamarca
Os alemães buscam se reerguer nesta Euro após alguns fracassos recentes nas grandes competições. Nesse cenário, a parte positiva de jogar em casa é ter a maioria da torcida nas partidas. Contudo, a pressão por resultados pode atrapalhar no momento decisivo. Começou jogando bem, com uma goleada na estreia e festa nas arquibancadas; venceu a Hungria com certa dificuldade, mas seguiu tudo em paz; por fim o empate contra a Suíça, sem ter um bom desempenho, que fez a desconfiança voltar a aparecer.
A Dinamarca, que não tem nada com isso, quer ser a zebra das oitavas de final. Ainda não perdeu, com três empates, sendo uma equipe difícil de ser batida. Tem bons nomes individualmente, como o goleiro Schmeichel, o meia Eriksen e o atacante Hojlund. Porém, as chances são menores e vão precisar estar num dia em tudo dê certo a seu favor.
Os alemães devem comandar as ações a todo o momento, enquanto os dinamarqueses vão apostar em contra-ataques e jogadas de bola parada. Caso os principais jogadores da Alemanha estejam em um dia bom, não deve demorar muito para o placar ser aberto em Dortmund.
- Quando: sábado (29), às 16h
- Local: Dortmund
Inglaterra x Eslováquia
Tida como favorita antes do início da Eurocopa, a Inglaterra ainda não mostrou a que veio. Com dois gols marcados, uma vitória e dois empates, os ingleses estão sendo um conjunto de bons jogadores que não sabem jogar juntos. O técnico Gareth Southgate está pressionado por um bom resultado, que precisa ser o título da competição.
A Eslováquia está longe de ser a favorita, mas já apareceu como zebra nesta edição da Euro. A vitória na primeira rodada contra a Bélgica mostrou que a seleção não é ruim, como muitos pensavam. Sabe se defender bem e tem como principal arma o contra-ataque.
A não classificação dos ingleses deve fazer com quem muitas coisas mudem no comando da equipe. Contudo, a tendência é que a Inglaterra avance, tendo a sorte de estar de um lado da chave mais tranquilo.
- Quando: domingo (30), às 13h
- Local: Gelsenkirchen
Espanha x Geórgia
O melhor desempenho da primeira fase foi da Espanha. Uma goleada convincente contra a Croácia, uma vitória dominadora — apesar de ter feito apenas um gol — contra a Itália, e o triunfo na rodada final contra a Albânia com o time reserva. A seleção espanhola se credencia como uma das favoritas após o início da Euro e mostra um futebol bonito de se acompanhar, com posse de bola, mas objetividade acima de tudo.
Do outro lado, a Geórgia já fez história. Porém, está em busca de mais. Pela primeira vez disputando o torneio, o pequeno país do Cáucaso conseguiu se classificar para as oitavas após jogos emocionantes. O empate contra a República Tcheca foi na conta do goleiro Mamardashvili, com 11 defesas, enquanto a vitória surpreendente contra Portugal mostrou a união do time e as qualidades até então desconhecidas de alguns jogadores.
O favoritismo é todo espanhol. A Geórgia, entretanto, vai jogar o seu jogo, sem recuar e apostando na velocidade de transição. Quem sabe a magia siga acontecendo.
- Quando: domingo (30), às 16h
- Local: Colônia
França x Bélgica
Um duelo entre duas seleções que ainda não mostraram a que vieram. Uma delas vai dar adeus mais cedo do que se imaginava. A França ainda tem a desculpa que Mbappé ficou de fora contra a Holanda e ainda deve sentir dores da fratura do nariz. Porém, mesmo sem o seu craque, deveria estar jogando mais do que mostrou até então. Foram apenas dois gols marcados pelos atuais vice-campeões do mundo. Muito abaixo.
A Bélgica, que sempre chega com muita expectativa na última década, parece estar perdendo o fôlego. Apesar de criar bastante, a concretização está ruim. Os belgas também fizeram apenas dois gols, além de perderem para a Eslováquia na estreia. É um time que não passa confiança nenhuma para o seu torcedor.
Na fase decisiva, as duas equipes podem começar a jogar. Caso isso aconteça, as individualidades da França podem ser o diferencial para uma classificação.
- Quando: segunda-feira (1º), às 13h
- Local: Dusseldorf
Portugal x Eslovênia
Não fosse a derrota para a Geórgia na última rodada, Portugal estaria junto da Espanha como principais favoritos ao título. Verdade que a maior parte do time foi reserva, porém os espanhóis conseguiram vencer dessa mesma forma. Com os titulares em campo, os portugueses têm a confiança de um bom desempenho e ainda contam com a estrela de Cristiano Ronaldo, que ainda não brilhou, mas todos sabemos que uma hora vai brilhar.
A Eslovênia é outra seleção que ainda não perdeu na Eurocopa 2024. A defesa é o seu ponto forte, principalmente tendo Oblak como goleiro. No ataque, com o mínimo espaço, os eslovenos conseguem a finalização e já apresentaram perigo com esse estilo de jogo.
Portugal é favorito e pode até mesmo golear. O plano da Eslovênia será segurar o resultado e contar com o seu goleiro em uma disputa por pênaltis.
- Quando: segunda-feira (1º), às 16h
- Local: Frankfurt
Romênia x Holanda
O início de Eurocopa da Romênia foi promissor, com uma goleada contra a Ucrânia. No entanto, aquele parece ter sido o grande momento da seleção. Mesmo com resultados "normais" nos dois jogos seguintes, os romenos avançaram em primeiro no Grupo E. É um time que gosta de jogar pelos lados do campo, apostando em cruzamentos variados e chutes de fora da área.
Os holandeses chegaram sem muito favoritismo, afinal não é um time que encanta. Porém, tem bons jogadores que conseguem fazer a diferença individualmente. Coletivamente, o time apresenta problemas defensivos, como foi possível ver na derrota de 3 a 2 contra a Áustria.
A Holanda tem o favoritismo pelos jogadores que tem. Porém, no 11 x 11, a Romênia se mostrou melhor coletivamente e pode equilibrar o duelo em Munique.
- Quando: terça-feira (2), às 16h
- Local: Munique
Áustria x Turquia
Duas equipes que podem surpreender, mas uma delas vai deixar a Eurocopa mais cedo. A Áustria ficou em primeiro no grupo com França e Holanda, dificultando a vida dos adversários e mostrando um futebol ofensivo, com o segundo melhor ataque da fase de grupos, com seis gols.
A Turquia também foi bem ofensivamente, mas apresentou mais problemas defensivos. Erros que custaram gols foram visto com frequência na primeira fase. Porém, tecnicamente, os jogadores turcos de ataque mostraram boas qualidades e poder de definição.
A partida será aberta e com chance de muitos gols. Caso se mantenha o que foi visto na fase de grupos, a Áustria chega como favorita, mas as coisas podem mudar.
- Quando: terça-feira (2), às 16h
- Local: Leipzig