A primeira fase da Eurocopa chegou ao fim, os 16 classificados estão definidos, e todas as seleções tiveram ao menos um destaque na fase de grupos. Contudo, nada de Cristiano Ronaldo, Mbappé, Bellingham e Modric entre os principais nomes da fase de grupos.
Histórias e surpresas não faltaram. A classificação inesperada da Geórgia em sua primeira Euro; a Áustria passando em primeiro em um grupo com França e Holanda; além de jogadores que foram subestimados e conseguiram desempenhar um bom futebol.
GZH separou cinco jogadores que se destacaram na fase de grupos da Eurocopa 2024 e podem seguir fazendo diferença na fase final da competição.
Giorgi Mamardashvili - Geórgia
Um dos fatores para a Geórgia passar de fase foi ter um dos melhores goleiros do mundo no seu elenco. Giorgi Mamardashvili atua pelo Valencia, da Espanha, mas chegou próximo de ser contratado pelo Bayern de Munique, da Alemanha.
O goleiro georgiano de 23 anos e 2m de altura certamente chamará mais atenção após a disputa da Eurocopa. Além de uma partida sem sofrer gols contra Portugal de Cristiano Ronaldo, Mamardashvili teve sua grande atuação no empate em 1 a 1 contra a República Tcheca.
Ao todo, ele fez 11 defesas, sendo quatro delas consideradas grandes chances de gol, de acordo com o site Sofascore. Ele garantiu o empate e passou a confiança necessária para sua equipe superar a seleção portuguesa na última rodada.
Marc Cucurella - Espanha
O lateral-esquerdo chegou para a disputa da Euro com desconfiança. Sua temporada pelo Chelsea, da Inglaterra, foi mediana. Além disso, o seu concorrente na posição é Grimaldo, que teve um ano mágico junto do Bayer Leverkusen, que venceu a liga e a copa da Alemanha.
No entanto, o treinador Luis De La Fuente optou por Cucurella, principalmente por sua boa marcação. A escolha se mostrou correta, visto que ele teve duas partidas de alto nível contra a Croácia e a Itália.
Sua participação ofensiva foi baixa, mas na marcação não deu chances a ninguém que atuou pelo seu lado do campo. Contra o italiano Chiesa, Cucurella se sobressaiu de uma maneira avassaladora. Ganhou oito dos 10 duelos pelo chão, com cinco desarmes limpos, e ajudando na saída de bola da seleção espanhola.
Marcel Sabitzer - Áustria
O principal jogador austríaco ficou de fora da Eurocopa por lesão. Alaba viajou com o grupo como grande líder do elenco fora de campo. Porém, dentro das quatro linhas, a referência da Áustria foi Marcel Sabitzer, do Borussia Dortmund, da Alemanha.
Pelo seu clube, o meio-campista costuma atuar mais recuado. No entanto, pela seleção ele gosta de jogar mais avançado e participando das jogadas de ataque. Foi apenas um gol marcado na fase de grupos, mas foi o que deu a classificação em primeiro lugar no Grupo D, ao vencer a Holanda por 3 a 2.
Jamal Musiala - Alemanha
O camisa 10 dos anfitriões da Eurocopa é Musiala, que defende o Bayern de Munique. Apesar de ter apenas 21 anos, foi ele quem comandou o meio de campo e ataque dos alemães na primeira fase.
Marcou dois gols, na estreia contra a Escócia e na segunda rodada diante da Hungria. Movimenta-se por todas as áreas do campo e aparece com perigo dentro da área. Sua principal característica é o drible, com mais de três concretizados por partida, e utilizado de forma objetiva para criar chances claras de gol.
Georges Mikautadze - Geórgia
Se atrás o destaque da Geórgia foi o goleiro Mamardashvili, na frente foi Georges Mikautadze quem resolveu. O artilheiro da Euro, com três gols marcados, um em cada partida da fase de grupos, tem apenas 23 anos.
Em uma edição com grandes artilheiros do futebol europeu, é o atacante do modesto Metz, da França, quem está resolvendo lá na frente. Dois gols foram de pênalti, porém as cobranças foram bem batidas, sem chances para os goleiros adversários.
Mikautadze também participa bastante da criação de jogadas e tem uma assistência, sendo o jogador da Eurocopa 2024 com mais participações em gols até o momento, com quatro.