Em um grupo com França e Holanda, a Áustria surpreendeu e terminou na primeira posição. A Chave D da Eurocopa 2024 foi diferente do que se imaginava e teve o cenário mudado nesta terça-feira (25), na disputa da última rodada. A Áustria venceu a Holanda por 3 a 2 e ficou em primeiro por conta do empate em 1 a 1 entre França e Polônia.
No Olímpico de Berlim, a seleção austríaca mostrou um dos motivos para ser temida no mata-mata. Começou pressionando os holandeses e marcou o primeiro gol ainda na primeira etapa. Após cruzamento na área, Malen chegou de carrinho e marcou contra — o sétimo nesta edição da Euro.
Buscando a redenção, o atacante da Holanda recebeu um ótimo passe e saiu na cara do gol, mas na hora de finalizar, Malen chutou para fora. A Áustria foi para o intervalo com a vantagem, porém o empate veio no início do segundo tempo. Gakpo acertou o ângulo na finalização da entrada da área.
Minutos depois, os austríacos chegaram com perigo na linha de fundo, e Schmid fez de cabeça o 2 a 1. A Holanda buscou o segundo empate, com Memphis Depay dominando na área e acertando um chute oportunista. O árbitro anulou por um possível toque de mão, mas o VAR o chamou para rever o lance. Gol confirmado.
Contudo, a seleção da Áustria estava determinada a vencer a partida. O craque do time, Sabitzer, recebeu na ponta esquerda e mesmo sem ângulo acertou um chute forte por cima do goleiro holandês. Depois de marcar o 3 a 2, o quarto gol até aconteceu, mas foi anulado por impedimento. Sem conseguir reagir, os holandeses terminaram em terceiro no grupo e vão disputar as oitavas por estarem entre os quatro melhores terceiros. A Áustria enfrenta o segundo colocado do Grupo F, que será Turquia ou República Tcheca.
Polônia complica para a França
Em Dortmund, a seleção francesa teve o retorno de Mbappé entre os titulares. O atacante jogou de máscara por conta da fratura que sofreu no nariz na primeira partida da Euro. Na primeira etapa, ele pouco apareceu. As principais jogadas foram criadas por Dembélé pelo lado direito. O atacante chegou a ter uma chance cara a cara com o goleiro, mas desperdiçou.
A rede só foi ser balançada na segunda etapa. Dembélé fez boa jogada individual e foi derrubado na área. O árbitro não titubeou e marcou. Mbappé bateu com tranquilidade para abrir o placar.
A vitória parecia certa e se imaginava um segundo gol francês em breve. No entanto, a Polônia melhorou na partida e, mesmo não tendo mais chances de classificação, buscou o empate. Upamecano derrubou o adversário na área, e Lewandowski foi para a cobrança de pênalti. O craque polonês precisou de duas chances para fazer. Na primeira, ele chutou na direita e Maignan defendeu, porém, adiantou-se. Na segunda, no mesmo canto, bateu com força e tirando as chances do goleiro.
A França até tentou marcar o segundo, mas a defesa adversária conseguiu segurar a pressão. Com isso, a Polônia somou um ponto de honra e encerrou sua participação na Euro 2024. Os franceses vão enfrentar o segundo colocado do Grupo E, que pode ser a Bélgica.