O mundo do futebol se prepara para a estreia de duas competições continentais nas próximas semanas: a Copa América e a Eurocopa. Ambos os torneios são repletos de astros do esporte que defendem suas respectivas seleções. Um deles é Lionel Messi, da Argentina, e o outro é Kylian Mbappé, da França.
O atacante francês gerou polêmica ao revelar que considera a Eurocopa "mais difícil que a Copa do Mundo", e o camisa 10 argentino destacou nesta quarta-feira (13) não concordar com a opinião de Mbappé.
— Os melhores estão na Copa do Mundo, há uma razão para todos quererem ser campeões mundiais — destacou Messi à ESPN da Argentina.
A declaração de Mbappé foi feita durante uma coletiva de imprensa na semana passada. O jogador foi questionado sobre a preparação da seleção francesa para a Eurocopa e enfatizou o grau de dificuldade da disputa.
— A Euro é mais complicada que a Copa do Mundo. É muito difícil, todas as equipes se conhecem. Taticamente falando, é muito difícil — disse o atacante.
Messi, por sua vez, citou os títulos mundiais de seleções da América do Sul para rebater o francês.
— Cada um dá importância à competição que joga. Eurocopa é uma competição importantíssima, mas não inclui a Argentina, três vezes campeã do mundo, o Brasil, cinco vezes campeão do mundo, o Uruguai, duas vezes campeão do mundo — reforçou ele.
O último título da Argentina foi conquistado justamente ao bater a França, na decisão da Copa do Mundo de 2022, no Catar, e teve Mbappé e Messi entre os protagonistas. Na ocasião, as seleções empataram em 3 a 3 e, nos pênaltis, os comandados por Lionel Scaloni venceram por 4 a 2.
A Argentina também é a atual campeã da Copa América e inicia a defesa do título no dia 20 de junho, em jogo contra o Canadá, nos Estados Unidos. A equipe está no grupo A e tem, além dos canadenses, Chile e Peru como adversários na fase inicial.
Já a seleção francesa foi eliminada nas oitavas de final pela Suíça na última Eurocopa, em 2021. Na atual edição, o grupo comandado por Didier Deschamps está na chave D, ao lado de Holanda, Polônia e Áustria. O primeiro jogo será contra os austríacos, no dia 17 de junho, na Alemanha.