O brasileiro João Fonseca, 17 anos, que na última semana atingiu as oitavas de final do ATP Challenger 125 de Nottingham, na Inglaterra, foi eliminado nesta terça-feira (18) em sua partida de estreia no ATP 500 de Halle, na Alemanha.
Grande promessa do tênis mundial, o tenista carioca ocupa atualmente o 217º lugar no ranking mundial e, antes do início do torneio alemão, treinou com o grego Stefanos Tsitsipas (número 11 do ranking), após receber convite da organização para entrar na chave principal.
Seu rival na primeira rodada em Halle foi o experiente australiano James Duckworth, 32 anos e ex-top 50 da ATP, que venceu com um duplo 6/4 em 1h29min de confronto e se garantiu nas oitavas de final, em que enfrentará o polonês Hubert Hurkacz.
Esta foi a terceira vez que o campeão júnior do US Open de 2023 disputou um torneio deste porte. Nas duas anteriores, ele atuou no Rio Open. Com a eliminação na Alemanha, João Fonseca agora aguarda por uma vaga no qualificatório de Wimbledon, ocupando neste momento a terceira posição na lista de espera. Ele pode entrar nesta fase por desistências de jogadores melhores ranqueados ou por convite da organização.
Nesta terça, Duckworth pressionou o brasileiro em todo o primeiro set e em todos os games de saque de Fonseca teve chances de quebra. O carioca salvou a maioria, mas não evitou a quebra no sétimo game, o que foi decisivo para o placar de 6/4, em 49 minutos.
A segunda parcial começou com o brasileiro abrindo 1-0, mas sendo quebrado no terceiro game. Sem conseguir encontrar brechas no jogo do australiano, hoje 88º do mundo, João Fonseca teve oportunidades de break no sexto e oitavo games, mas James Duckworth foi mais eficiente, especialmente na segunda oportunidade de saque, quando teve 73% de aproveitamento contra a 44%, para marcar outro 6/4 e assegurar a vitória.