A gaúcha Jaqueline Weber, de Teutônia, conquistou um importante resultado no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo. A atleta radicada em Santa Cruz do Sul ficou com a medalha de prata nos 800m rasos, com o tempo de 2min1seg64, sua melhor marca do ano e a apenas dez centésimos do seu recorde pessoal. Assim, ela entra na zona de qualificação para os Jogos Olímpicos.
Mesmo sem atingir o índice exigido de 1min59seg30, Jaqueline se aproxima de Paris pelo ranking da World Athletics (Federação Mundial de Atletismo). Com a pontuação obtida pelo desempenho no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, ela deve assumir a 44° posição da lista. As 48 melhores irão se qualificar.
— Foi um dia de lavar a alma. Eu sonhei e trabalhei duro para ter essa performance neste campeonato e hoje foi o dia de colher todo este esforço— comemorou a quarta colocada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
Logo após cruzar a linha de chegada em segundo, Jaqueline pegou uma bandeira do Rio Grande do Sul e saudou o público.
— É um momento muito difícil para todos nós gaúchos. Participei de diversas ações na última semana, quando estive no Rio Grande do Sul, mas entendi que a melhor maneira de contribuir neste momento seria trazer uma alegria para nosso povo e transmitir uma mensagem de esperança. Com muita luta e resiliência, tenho certeza que vamos dar a volta por cima— disse a atleta de 29 anos.
Até o momento o Brasil lidera o quadro de medalhas da competição, com sete ouros, três pratas e cinco bronzes. A segunda colocação é da Espanha, que tem dois ouros, três pratas e um bronze. Com dois ouros e uma prata, Portugal está na terceira colocação.