O sérvio Novak Djokovic está na semifinal do ATP 250 de Genebra, na Suíça, última competição antes de defender o título de Roland Garros. O líder do ranking enfrentou o holandês Tallor Griekspoor nesta quinta-feira (23) e passou sem sustos pelo rival, parciais de 7/5 e 6/1, dando mais um passo na busca pela primeira decisão da temporada e do 99º título da carreira.
Diante de um cabeça de chave 6 disposto a aprontar, Djokovic apostou tudo no saque e se deu bem. Sem ter o serviço ameaçado até 4 a 4, o número 1 do mundo mostrou todo seu talento e força na reta final da parcial para abrir 1 a 0.
O sérvio salvou quatro set points para igualar o jogo em 5 a 5 e depois pressionou o saque de Griekspoor, que não conseguiu suportar tanto sufoco e acabou quebrado na quinta oportunidade. Em pontos seguidos, Djokovic celebrou os 7 a 5.
O equilíbrio parou no primeiro set. Enquanto o Griekspoor voltou errando mais na parcial seguinte, o sérvio estava no auge da partida e foi logo abrindo 4 a 0 com duas quebras. Após o ponto de honra do holandês, fechou com 6 a 1 em nova quebra.
Na semifinal desta sexta-feira, Djokovic terá pela frente o tcheco Tomas Machac, em ascensão no circuito e já no 44º posto aos 23 anos. O rival passou pelo norte-americano Alex Michelsen em sets diretos, parciais de 6/3 e 7/6 (7/2).
Será o segundo encontro de Djokovic com o sérvio. No ano passado, em Dubai, o líder do ranking sofreu para ganhar, avançando somente no tie-break do terceiro set. Quem ganhar enfrentará o vencedor do duelo entre o norueguês Casper Ruud - fez 6/3, 3/6 e 6/4 no argentino Sebastian Baez - e o surpreendente italiano Flavio Cobolli, algoz do cazaque Alexander Shevchenko, com duplo 6/4.