Nada com um jogo após o outro. Depois de chamar a atenção pelo salto e pelo erro em voleio na estreia, Thiago Monteiro mais uma vez virou notícia por uma jogada no Masters 1000 de Roma. E, desta vez, de maneira muito positiva.
Em uma troca de bolas com Jordan Thompson, nesta sexta-feira (10), o brasileiro correu para o fundo da quadra e devolveu de costas, anotando um ponto que até ele ficou surpreso. Em dia bastante inspirado, o tenista cearense arrasou com o australiano, 32º cabeça de chave, avançando à terceira rodada com imponentes 6/1 e 6/3, em apenas 1h28min de partida.
Foi a quarta vitória seguida do brasileiro na Itália, sendo duas na chave principal, igualando a campanha do Masters de Madri, há uma semana. Domingo ele volta à quadra para tentar fazer história. Caso conquiste mais uma vitória no saibro italiano, Monteiro vai fazer seu melhor desempenho em um Masters 1000.
Já garantido no top 100 da próxima lista da ATP - com a vitória diante de Thompson já confirmou ao menos a 91ª colocação -, Thiago Monteiro começou a partida diante do 35º do ranking de maneira impecável. Mostrando todo o seu repertório, dominou todas as ações após 1 a 1. Foram duas quebras do saque do australiano até fechar por 6 a 1 no primeiro set point.
O segundo set foi igual até 2 a 2 quando mais uma vez Thiago Monteiro conseguiu pressionar o serviço de Thompson. Em pontos seguidos, obteve a quebra e depois sacou para abrir 4 a 2 de frente. Com 5 a 3 contra, o australiano precisava de todas as maneiras confirmar o serviço para seguir vivo no jogo.
E protagonizou o game mais disputado e longo da partida. Foram intensas trocas de bolas e com Thompson fazendo milagres para evitar a eliminação. Thiago Monteiro saiu logo com três match points em 40 a 0 e viu o rival salvar todos. O australiano ainda teve duas chances de fechar e também não aproveitou. Na quinta oportunidade, deu Brasil.
Zverev vence com facilidade
Campeão em Madri no domingo e cabeça de chave 3 em Roma, o alemão Alexander Zverev continua somando bons resultados no saibro. Nesta sexta, passou sem problemas pelo australiano Alexander Vukic, em sets diretos: 6 a 0 e 6 a 4. O rival de domingo será o italiano Luciano Darderi.
Dois norte-americanos cabeças de chave em Roma também se garantiram na terceira rodada. Ben Sheldon (12º) passou pelo russo Pavel Kotov, de virada, com 4/6, 6/3 e 6/4. Já Sebastian Korda (24º) ganhou batalha diante do italiano Flávio Cobolli por 7/6 (6), 4/6 e 6/4, após 2h43min de confronto.