O italiano Jannik Sinner e o espanhol Carlos Alcaraz, números 2 e 3 do mundo sofreram mais do que o necessário nesta terça-feira (30) nas respectivas partidas para conseguirem avançar às quartas de final do Masters 1000 de Madri.
Sinner venceu de virada o russo Karen Khachanov (N.17) por 5/7, 6/3 e 6/3. Primeiro cabeça de chave na ausência do sérvio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo, o italiano venceu em pouco mais de duas horas após sofrer no primeiro set, e neste ano acumula 28 vitórias e apenas duas derrotas.
O campeão do Aberto da Austrália enfrentará nas quartas de final o canadense Félix Auger-Aliassime, que venceu o norueguês Casper Ruud, sexto do mundo, por 6/4 e 7/5.
Já Alcaraz, que voltou às quadras neste torneio de Madri após se recuperar de uma lesão no antebraço, conseguiu vencer o alemão Jan-Lennard Struff por 6/3, 6/7 (5) e 7/6 (4), numa reedição da final deste mesmo torneio em 2023.
Em busca do tricampeonato consecutivo, o espanhol parecia ter o jogo nas mãos no início do segundo set, depois de ter vencido o primeiro e de ter quebrado o primeiro serviço do adversário. Mas Struff, baseando o seu jogo num saque cada vez mais eficaz, começou a desestabilizar o espanhol e conseguiu empatar no final de um tie-break decidido com um ace.
No terceiro set, Alcaraz recuperou o domínio do jogo e contou com três match points com o serviço a seu favor quando vencia por 5-3, mas novamente o alemão reagiu e o jogo foi decidido num novo 'tie-break', desta vez vencido pelo espanhol.
O duas vezes campeão do Grand Slam, cuja participação em Madri era dúvida até o último momento, venceu seus jogos nas duas rodadas anteriores em dois sets, em pouco mais de uma hora.
Se Alcaraz conseguir vencer no saibro da capital espanhola no dia 5 de maio, dia em que completará 21 anos, se tornará o primeiro tenista a conquistar o Masters 1000 de Madri três vezes consecutivas.
Na próxima rodada, o espanhol buscará a vaga nas semifinais contra o russo Andrey Rublev, número 8 do mundo, que derrotou o holandês Tallon Griekspoor por 6/2 e 6/4. O russo, que chegou a Madri depois de sofrer quatro derrotas consecutivas, somou sua terceira vitória sem perder nenhum set.
* AFP