O futebol argentino vive tempos decisivos, com as semifinais da Copa da Liga Argentina, e o primeiro duelo chegou ao fim com um toque do Brasil. Isso porque a classificação do Vélez Sarsfield nos pênaltis sobre o Argentinos Juniors, no último domingo (28), foi selada por um jogador brasileiro.
Autor da cobrança final, o jovem Lenny Lobato, de 23 anos, nasceu em Búzios, no Rio de Janeiro, mas nunca atuou no futebol nacional. O atacante vive na Argentina e foi formado na base do clube de Buenos Aires.
A presença dele no elenco do Vélez chama atenção porque tem sido raro a presença de brasileiros em clubes da Argentina. O atacante inclusive é o único nascido no Brasil que joga a primeira divisão na atual temporada.
Lobato tem fortes conexões com a região do Rio da Plata. Ele é neto de Nélida Lobato, famosa cantora e atriz no país vizinho. Depois de passar a infância e adolescência no Rio de Janeiro, aos 18 anos foi morar na Argentina para treinar na base do Vélez, clube do coração da família paterna.
Lenny Lobato não tem status de titular na equipe. Na atual temporada, ele disputou 14 partidas, mas apenas três desde o início. O brasileiro anotou dois gols no período. Na semifinal, diante do Argentinos Juniors, no domingo, ele entrou aos 20 do segundo tempo. Nas penalidades, ganhou a missão de fazer a quinta cobrança, a última para garantir a classificação do Vélez, e marcou.
Agora o Vélez espera pelo seu adversário para a final do torneio, que sairá do confronto entre Boca Juniors e Estudiantes, nesta terça-feira (30), em Córdoba. A decisão da Copa da Liga Argentina está marcada para o próximo domingo (5).