Às vésperas do reencontro com o Juventude, o Inter reviveu diante do Atlético-GO, neste domingo (28), o filme da eliminação do Gauchão. No último jogo do dia pelo Brasileirão, o Colorado teve dificuldades para superar uma defesa fechada e apenas empatou por 1 a 1 com um adversário que chegou ao jogo como lanterna do Brasileirão.
O cenário da partida deve levar preocupação ao técnico Eduardo Coudet a três dias de enfrentar o Juventude, que deve novamente apostar em uma marcação forte no Beira-Rio.
Como o Inter iniciou
Coudet manteve quase todo o time que havia iniciado na vitória sobre o Delfín, pela Sul-Americana. A única mudança de nome, porém, mexeu no sistema tático. Lucca foi escolhido para começar no lugar de Gustavo Prado.
Lucca, assim, foi o companheiro de Borré no ataque dentro do sistema 4-1-3-2, o preferido de Coudet. Wesley foi deslocado para o lado esquerdo, fazendo a função que normalmente é de Wanderson. Mauricio foi o meia pela direita e Bruno Henrique o central à frente de Thiago Maia.
A ideia de Eduardo Coudet de contar com mais um centroavante diante de um adversário que adotou uma postura fechada no Beira-Rio não surtiu efeito. Estáticos, Lucca e Borré participaram pouco do jogo.
Preso no setor esquerdo, Wesley também foi menos do que vinha sendo pela direita. Mauricio se deslocou pelo campo em busca de espaços, gerando o corredor para Bustos, mas nada disso funcionou para gerar situações de perigo.
Assim como havia acontecido diante do Juventude, na semifinal do Gauchão, o Inter sofreu para superar uma marcação bem feita de seu adversário. Dessa vez, no entanto, o Colorado não teve a defesa vazada no primeiro tempo, como naquele jogo disputado no final de março.
O Inter teve 72% de posse de bola na etapa inicial, mas finalizou apenas uma vez no alvo nos primeiros 45 minutos. Nenhuma chance clara foi criada pela equipe colorada.
Mapa de calor mostra como Atlético-GO jogou recuado no 1º tempo
Mudança no segundo tempo
Sem trocar jogadores, Coudet mexeu no posicionamento da equipe na volta do intervalo com Mauricio passando a ser o meia central e Bruno Henrique o meia direita. O Inter teve uma primeira boa jogada com Wesley, mas logo depois ficou atrás no placar em gol de Derek, após tiro de meta batido pelo goleiro Ronaldo.
A mudança de posicionamento no setor ofensivo apareceu para o lance do gol. Mauricio por dentro apareceu a construir junto com Borré uma movimentação que gerava espaços na defesa do Atlético-GO.
Mauricio também se juntava a Borré na hora de atacar a última linha goiano. Assim, o Inter teve Borré, Mauricio e Lucca em cima de três defensores na área, o que foi determinante para o gol de empate, gerada por um cruzamento em curva de Wesley do lado esquerdo.
O empate veio cedo, apenas cinco minutos após o gol do Atlético-GO, dando a impressão de que a virada aconteceria. Coudet fez outras duas trocas logo depois com Gustavo Prado e Alario nos lugares de Bruno Henrique e Lucca. O sistema 4-1-3-2 foi mantido com Prado fazendo uma dobradinha com Bustos na direita. Mauricio seguiu por dentro fazendo deslocamentos para a esquerda, onde conseguia encontrar espaços na defesa goiana.
O Inter aumentou seu volume ofensivo. No total foram 14 finalizações na etapa final, sendo quatro delas no gol, mas não conseguiu superar a fechada defesa do Atlético-GO, um filme repetido do que aconteceu na semifinal do Gauchão. Naquela ocasião, a expulsão de Mauricio influenciu para o time ter seu volume ofensivivo diminuído na reta final da partida. Dessa vez foram 90 minutos em 11 contra 11, mas novamente um adversário com marcação bem organizada causou dificuldade ao time de Eduardo Coudet.
Em meio à sequência de jogos, o técnico colorado terá pouco tempo para preparar o time para encarar o Juventude. O tropeço diante do Atlético-GO mostrou que mais de um mês depois da queda do Gauchão o Inter ainda sofre para abrir defesas fechadas.
Números de Inter 1 x 1 Atlético-GO
- Posse de bola: Inter 72% x 28% Atlético-GO
- Finalizações totais: Inter 22 x 4 Atlético-GO
- Finalizações totais no 1º tempo: Inter 8 x 1 Atlético-GO
- Finalizações totais no 2º tempo: Inter 14 x 3 Atlético-GO
- Finalizações no alvo: Inter 5 x 2 Atlético-GO
- Finalizações no alvo no 1º tempo: Inter 1 x 1 Atlético-GO
- Finalizações no alvo no 2º tempo: Inter 4 x 1 Atlético-GO