O cearense Matheus Lima atingiu o índice olímpico nos 400 metros com barreiras, neste sábado (6). O atleta do clube Pinheiros (SP) brilhou no Troféu Adhemar Ferreira da Silva, em Bragança Paulista (SP), ao registrar o tempo de 48seg55 na semifinal da terceira etapa da competição.
Com a marca, ele obteve o índice porque a referência da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) para a prova é 48seg70. Assim, Matheus ficou mais perto de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
O atleta de 20 anos já tinha índice nos 400 metros rasos, obtido no 3º Encontro de Atletismo, organizado pela Federação Paulista de Atletismo, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. No dia 2 de março deste ano, ele cravou 44seg52, abaixo da marca de 45seg, exigidos pela World Athletics. Com este resultado, ele iguala Alison dos Santos, que também tem marcas suficientes para disputar as duas provas.
Treinado pelo ex-atleta olímpico Sanderlei Parrela, quarto colocado nos 400 metros rasos nos Jogos de Sydney em 2000 e vice-campeão do mundo em 1999, Matheus superou o índice exigido para uma vaga em Paris em 0seg52. Por pouco, ele também não superou o recorde brasileiro que é de 44seg29 e pertence a seu treinador, que registrou o tempo quando foi prata no Mundial de Sevilla, na Espanha.
Nos 400 metros com barreiras, Matheus Lima já vinha se destacando nos últimos anos. No ano passado, ele faturou a prata na prova nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
O Troféu Adhemar Ferreira da Silva é um evento categoria “E” da World Athletics, e é a oportunidade para a busca de pontos no ranking da corrida olímpica até os Jogos Olímpicos de Paris