O Brasil tem mais uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, a terceira na esgrima. Neste sábado (6), a gaúcha Mariana Pistoia venceu a disputa do florete, no Pré-Olímpico das Américas, realizado em San José, na Costa Rica, e participará do maior evento esportivo do mundo pela primeira vez na carreira.
A esgrimista do Grêmio Náutico União obteve três vitórias dos seis duelos da fase classificatória e avançou com a oitava melhor campanha. Dessa forma, encarou a porto-riquenha Gabriela Padua, nas oitavas de final e venceu por 15 a 11, depois de estar perdendo por 10 a 8. Logo depois, nas quartas, passou pela jamaicana Yasmin Campbell, melhor colocada na fase de poules e que havia derrotado a brasileira por 5 a 0. Depois de estar em desvantagem de 6 a 2, ele conseguiu mais uma virada e fechou em 15 a 9, avançando às semifinais.
Como apenas a campeã poderia se classificar para os Jogos de Paris estar no pódio era irrelevante. No jogo que valia vaga na final, Mariana Pistoia superou a colombiana Tatiana Prieto por confortáveis 15 toques a 8.
E a decisão foi tensa e com superação. A rival da gaúcha foi a venezuelana Isis Giménez. E logo nos primeiros movimentos, quando a atleta da Venezuela pontuou, Pistoia caiu na pista sentindo uma lesão na mão direita. Ela foi atendida pela fisioterapeuta da competição e minutos depois recomeçou o confronto.
Giménez largou melhor e os dois primeiros rounds, marcando 3 a 2 em ambos. Com o marcador de 6 a 4 contra, Mariana Pistoia conseguiu se superar e buscar o empate (10 a 10) ao final dos três rounds de três minutos. Dessa forma, o tempo extra foi necessário e quem tocasse primeiro iria carimbar o passaporte para Paris.
E foi com emoção e tensão. A gaúcha chegou a conseguir o toque, mas ele não foi computado pela arbitragem. Obstinada em conquistar sua vaga olímpica, ela voltou ao ataque e fez o ponto de ouro, carimbando o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris.
Demais brasileiros
Outros dois brasileiros competiram neste sábado na Costa Rica. Alexandre Camargo chegou à decisão da espada e ficou a três segundos de Paris. Na final, diante do canadense Nicholas Zhang, o paranaense liderava por 14 a 12 até o último minuto, mas permitiu o empate do adversário, que veio a três segundos do final. Dessa forma, eles foram para a disputa do tempo extra e Zhang levou a melhor.
No sabre masculino, Henrique Garrigós ficou em quinto lugar, após cair nas quartas de final para o porto-riquenho Rafael Western, por 15 a 10. Na decisão, o mexicano Gibran Zea superou o esgrimista de Porto Rico por 15 a 12 e ficou com a vaga olímpica em disputa.
Com a classificação de Mariana Pistoia, o Brasil agora tem 182 vagas conquistadas para os Jogos de Paris, em 32 modalidades, sendo 109 vagas femininas, 58 masculinas, além de 15 sem gênero definido (hispismo e revezamentos da natação).