Pela quarta vez em cinco edições, o Flamengo irá disputar a final da Basketball Champions League Americas (BCLA). Em Santiago del Estero, na Argentina, sede do Fnal Four do torneio, o time carioca venceu o Halcones de Xalapa, do México, por 90 a 87, e garantiu vaga na final, contra o vencedor de Quimsa, da Argentina, e Hebraica Macabi, do Uruguai, que se enfrentam ainda neste sábado (13).
Campeão em 2021 e vice em 2023, o Flamengo perdeu apenas uma partida das nove que atuou na atual temporada da BCLA. A final será disputada no domingo, às 22h10min (de Brasília).
O Flamengo começou melhor a semifinal e logo no primeiro quarto passou a construir a vitória que só seria confirmada no último período. Nos 10 minutos iniciais, o placar apontou 21 a 11 para os brasileiros, depois que Gui Deodatoconverteu três bolas de três em sequência.
No segundo quarto, o time dirigido por Gustavo de Conti conseguiu manter a diferença em 10 pontos por um bom tempo e aos poucos foi ampliando a vantagem até chegar ao intervalo ganhando por 47 a 30.
A terceira parcial foi marcada por uma forte pela reação do Halcones. Apostando nos arremessos do perímetro, os mexicanos conseguiram empatar a partida, marcando 29 pontos enquanto o Flamengo só anotou 12.
Os 10 minutos decisivos foram tensos e o Halcones conseguiu virou o placar. Com o retorno do armador argentino Franco Balbi à quadra, o Flamengo reassumiu a liderança e foi sustentando a vantagem até o final.
Com 25 pontos, 18 deles em bolas da linha dos três, o ala Gui Deodato foi o cestinha do time brasileiro, que ainda contou com 19 pontos e sete assistências de Balbi e um duplo-duplo de 14 pontos e 12 rebotes. Pelo Halcones, o ala norte-americana Jordan Glynn terminou com 26 pontos e nove rebotes.