O draft da NFL não é uma ciência exata. Portanto, existe a possibilidade de erros. Ao longo da história, muitos jogadores selecionados na primeira rodada não conseguiram ter sucesso, enquanto outros atletas que foram recrutados em posições mais baixas se tornaram grandes estrelas do futebol americano.
Na edição 2024 do draft, algumas escolhas foram questionáveis na primeira rodada. Não quer dizer que esses jogadores não são bons ou não terão sucesso. Mas o valor delas é discutível, ou seja, esses atletas poderiam ser recrutados na 2ª rodada ou em uma posição mais baixa, porque havia um talento considerado melhor à disposição.
O evento segue nesta sexta-feira (25), com a 2ª e 3ª rodadas, e termina no sábado com as escolhas da 4ª até a 7ª. Ao todo, serão recrutados para a NFL 258 atletas que atuaram no futebol americano universitário.
As cinco escolhas questionáveis da primeira rodada do draft
Michael Penix Jr. (quarterback) - 8ª escolha - Atlanta Falcons
Essa escolha tem dois motivos para ser considerada questionável. Em primeiro lugar, os Falcons contrataram o quarterback Kirk Cousins na janela de transferências, assinando por quatro temporadas e US$ 180 milhões. O contrato inclui US$ 100 milhões garantidos e uma no-trade clause — ou seja, ele não pode ser trocado para nenhuma franquia.
Segundo Dianna Russini, do The Athletic, Cousins sabia que Atlanta poderia selecionar um quarterback, mas não esperava que isso acontecesse na primeira rodada. O experiente jogador ficou sabendo da decisão quando os Falcons já estavam no relógio.
— Sim, foi uma grande surpresa. Nós não tínhamos ideia de que isso aconteceria — disse o agente de Cousins, Mike McCartney.
Além desse ponto inesperado, o quarterback selecionado foi Michael Penix Jr., da Universidade de Washington. Ele tem 23 anos, teve momentos de destaque no College Football, mas não era considerado um talento top 10, nem mesmo de primeira rodada. O Atlanta poderia ter feito uma escolha melhor, selecionar um jogador de outra posição que fosse uma carência, mas decidiu apostar em algo que pode gerar problemas no vestiário e que não deve entregar retorno nos próximos dois anos.
Bo Nix (quarterback) - 12ª escolha - Denver Broncos
Os Broncos precisam de quarterback, visto que trocaram Russell Wilson para o Pittsburgh Steelers. No entanto, a aposta em Bo Nix é arriscada. Um jogador que atuou durante cinco anos por Oregon no futebol americano universitário. Conseguiu bons números, mas tem uma idade já considerada avançada (24 anos) e problemas técnicos que precisam ser corrigidos em pouco tempo.
Nix não tem uma boa leitura de jogo e sofre quando a pressão chega. Além disso, o elenco de apoio em Denver não é dos melhores, o que pode dificultar sua adaptação na NFL. É verdade que ele pode vingar e se tornar um grande quarterback, mas as chances de não se tornar são altas.
Laiatu Latu (EDGE) - 15ª escolha - Indianapolis Colts
O talento de Laiatu Latu é inegável. Um dos melhores apressadores de passe da classe 2024, ele foi o primeiro defensor a ser escolhido no draft. O prospecto de UCLA teve bons números no College Football na última temporada, 13 sacks em 12 jogos disputados.
No entanto, Latu sofreu com algumas lesões na sua carreira, sendo uma das principais no pescoço. Ter sido selecionado antes de Dallas Turner é uma aposta arriscada, mas, conseguindo se manter saudável, ele pode surpreender e se desenvolver melhor do que o prospecto de Alabama — escolhido pelo Minnesota Vikings na 17ª posição.
Xavier Worthy (wide receiver) - 28ª posição - Kansas City Chiefs
Responsável por correr 40 jardas em 4,21 segundos, Worthy quebrou o recorde do Combine da NFL em 2024. Um velocista nato e que consegue separação da marcação por conta disso. Os Chiefs acreditaram nessa característica e subiram para a 28ª posição para selecioná-lo. Os atuais campeões do Super Bowl trocaram com o Buffalo Bills, por medo dele ser escolhido antes.
É verdade que qualquer wide receiver gostaria de ter Patrick Mahomes como quarterback e esse fato pode aumentar o desempenho de qualquer um. Worthy se destacou pela velocidade, mas tem problemas para fazer algumas recepções e teve drops — quando não recebe a bola — relevantes quando atuava por Texas. Esse foi um dos únicos problemas dos Chiefs na temporada passada e que o torcedor não gostaria de ver acontecendo novamente.
Ricky Pearsall (wide receiver) - 31ª escolha - San Francisco 49ers
A posição de wide receiver não era a maior necessidade dos 49ers. No entanto, há rumores de que Deebo Samuel e Brandon Aiyuk podem ser envolvidos em trocas ainda no draft. Por isso, os Niners decidiram apostar um talento dessa posição, para manter o nível alto.
O questionamento em cima de Ricky Pearsall existe, visto que havia outros nomes considerados melhores disponíveis. Entretanto, o prospecto de Flórida tem características que San Francisco gosta em jogadores de ataque. Recepção segura, força física e capacidade de quebrar tackles. Os 49ers talvez conseguiriam fazer essa mesma escolha na 2ª rodada, mas preferiram não arriscar.