A história segue sendo escrita por Patrick Mahomes. O quarterback do Kansas City Chiefs liderou a franquia na vitória diante do San Francisco 49ers, por 25 a 22, no Super Bowl LVIII, neste domingo (11), no Allegiant Stadium, em Las Vegas. Com isso, há um bicampeão da NFL depois de duas décadas e os Chiefs chegam ao quarto título da sua história. A partida foi decidida na prorrogação e com Patrick Mahomes sendo decisivo.
O duelo foi equilibrado do início ao fim, com as defesas fazendo uma grande partida e os quarterbacks tendo poucas aparições. Os times de especialistas foram decisivos em diversos momentos, forçando erros e pontuando.
No entanto, no momento decisivo, o quarterback dos Chiefs foi decisivo mais uma vez e levou o prêmio de MVP pela terceira vez na carreira. Ele comandou a campanha da vitória e deu o passe do título para Mecole Hardman.
Criatividade garante vantagem para os 49ers no primeiro tempo
A primeira campanha dos 49ers na partida parecia promissora, com bons ganhos de jardas. Contudo, McCaffrey sofreu um fumble e a bola foi recuperada por George Karlaftis. Com isso, os Chiefs começaram em boa posição de campo, mas a defesa dos Niners apareceu bem na primeira jogada, fazendo Mahomes perder jardas. Kansas não conseguiu aproveitar o turnover e devolveu a bola.
As defesas se mostraram eficientes nas campanhas iniciais e também aproveitaram faltas dos ataques. A primeira pontuação ocorreu na reta final do primeiro quarto, com um field goal de 55 jardas do kicker dos 49ers, Jake Moody. Na posse seguinte dos Chiefs, a defesa de San Francisco apareceu para forçar um fumble em cima de Isiah Pacheco. A bola foi recuperada por Javon Hargrave.
Os 49ers não aproveitaram o erro forçado. No entanto, seguiu anulando a dupla Mahomes e Kelce. Restando quatro minutos para o intervalo, uma jogada para entrar para a história. Purdy deu um passe para trás na direção de Jauan Jennings, que recebeu a bola e fez um passe do outro lado do campo para McCaffrey. O running back dos Niners recebeu, limpou a marcação e correu para o touchdown.
Com tempo ainda no relógio, Kansas foi em busca dos primeiros pontos no Super Bowl LVIII. O ataque conseguiu chegar na red zone, mas a defesa dos 49ers conseguiu forçar o field goal. Harrison Butker acertou o chute de 28 jardas para deixar o placar em 10 a 3.
Duelo equilibrado até o fim
Após o intervalo, que teve o show do rapper Usher e convidados, os Chiefs voltaram atacando. No entanto, Mahomes acabou sendo interceptado na tentativa de passe pelo safety Ji'Ayir Brown, levando boa parte do Allegiant Stadium ao delírio. Porém, não adiantou de nada o turnover, uma vez que as defesas seguiram trabalhando bem.
Sem sucesso com os passes, Mahomes apostou em corridas com as próprias pernas. Na primeira, ele ganhou uma primeira descida importante, depois o quarterback dos Chiefs correu 22 jardas para colocar Kansas no campo de ataque. A defesa de San Francisco fez uma boa jogada e forçou um field goal de 57 jardas. A distância não foi um impeditivo para Butker acertar e entrar para a história com o chute mais longo de um Super Bowl.
Os ataques voltaram a ser improdutivos e os times especiais precisaram atuar. Em um punt dos Chiefs, o retornador dos 49ers cometeu um erro decisivo. Ele sofreu um muff — quando o jogador encosta na bola e ela se torna viva para quem pegar primeiro. Com a posse de bola, Mahomes arriscou um passe e achou Marquez Valdes-Scantling livre na end zone. Butker acertou o extra point e deixou o placar em 13 a 10 para Kansas.
Após sofrer a pontuação, os 49ers começaram a se achar no ataque. Com boas corridas de McCaffrey e passes precisos de Purdy, os Niners chegaram na red zone. A equipe da Califórnia teve uma quarta descida para três jardas, que foi convertida por George Kittle. Na sequência, Jennings recebeu um passe no meio, quebrou tackles e anotou o touchdown. No extra point, Moody foi bloqueado pela defesa dos Chiefs, que manteve a diferença em apenas três pontos.
A campanha seguinte de Kansas foi boa. Mahomes conectou bons passes para seus recebedores e Pacheco apareceu bem correndo com a bola. No entanto, ao chegar na red zone, os Chiefs foram parados e forçados a chutar o field goal. Butker acertou de 24 jardas para empatar o jogo.
Nos dois minutos finais, os 49ers chegaram ao campo de ataque, mas não conseguiram anotar o touchdown. Restou ao kicker Jake Moody acertar um field goal de 53 jardas para colocar os Niners novamente a frente do placar.
Com isso, Mahomes teve em suas mãos a campanha da partida. Ele foi avançando e colocou sua equipe no campo de ataque. Em uma boa recepção de Kelce, os Chiefs ficaram na linha de 11 jardas, com nove segundos para o fim do jogo. A tentativa de bola na end zone não deu certo e Butker entrou em campo para converter o chute de 29 jardas para empatar o jogo e levá-lo à prorrogação.
Mahomes comanda campanha do título
Os Niners começaram o tempo extra com a posse de bola. Em uma campanha longa, baseada no jogo terrestre com McCaffrey. San Francisco chegou na red zone, mas a defesa dos Chiefs pararam os avanços. Com isso, Moody voltou ao gramado para chutar de 27 jardas e acertar. Kansas teve a chance de empatar ou vencer o título, e conseguiu uma campanha histórica.
Mahomes comandou o ataque, fazendo boas corridas e terminou a campanha com um passe curto para Mecole Hardman receber livre na end zone e entrar para a história, com o quarto título de Super Bowl dos Chiefs.