O draft 2024 da NFL começou e teve na quinta-feira (25) as escolhas da primeira rodada. Nas 12 primeiras seleções, seis quarterbacks foram recrutados, um fato histórico para o evento. Isso demonstra a necessidade das franquias nessa posição, mas não há garantia de sucesso em alguns nomes.
Sem grandes surpresas e nem trocas de muito impacto, o primeiro dia do draft teve 23 jogadores de ataque selecionados e apenas nove defensores. Além dos quarterbacks, houve um elevado número de wide receivers e offensive linemans recrutados.
O evento segue nesta sexta-feira (25), com a 2ª e 3ª rodadas, e termina no sábado com as escolhas da 4ª até a 7ª. Ao todo, serão recrutados para a NFL 258 atletas que atuaram no futebol americano universitário.
Entre os 32 selecionados no primeiro dia, cinco escolhas se destacam por conta da alta chance de dar certo.
Caleb Williams (quarterback) - 1ª escolha - Chicago Bears
Os Bears tinham apenas uma missão: selecionar o melhor quarterback disponível no draft e ter esperança de um futuro vencedor. Caleb Williams se destacou pela USC no College Football, teve números expressivos e mostrou repertório em diversas jogadas, lembrando em algumas delas o melhor quarterback da atualidade, Patrick Mahomes.
Williams terá um time bom ao seu redor, visto que Chicago se preparou na janela de transferências para a sua chegada. O sucesso pode não ser imediato, porém o quarterback deve atingir um nível alto na NFL em poucos anos.
Drake Maye (quarterback) - 3ª escolha - New England Patriots
Após falhar com o primeiro nome para substituir Tom Brady, os Patriots decidiram apostar em uma cara nova. O experimento com Mac Jones foi um fracasso e a franquia passa por um momento de reestruturação. Portanto, ao invés de trocar a escolha — como alguns esperavam —, a equipe decidiu ir atrás de um quarterback para o seu futuro.
Drake Maye fez dois bons anos em North Carolina, mostrou ter um braço forte e é capaz de improvisar quando a pressão chega. Ele ainda não terá um ataque forte para brigar por grandes coisas no início. Contudo, sua afirmação como quarterback titular e confiável vai ajudar na reconstrução dos Patriots e na chegada de bons jogadores nos próximos anos.
Joe Alt (offensive tackle) - 5ª escolha - Los Angeles Chargers
Os Chargers estão com um novo treinador e já têm um quarterback de alto nível no elenco. Jim Harbaugh trocou algumas peças de ataque assim que chegou. O objetivo dele é formar um novo sistema ofensivo ao redor de Justin Herbert e isso começou a ser feito no draft.
Era esperado que os Chargers escolhessem um wide receiver com a quinta escolha. No entanto, eles decidiram selecionar o melhor jogador de linha ofensiva do recrutamento. Com Joe Alt, o quarterback estará com mais proteção, enquanto os recebedores podem ser selecionados nas próximas rodadas, visto que há bastante talento disponível entre os wide receivers.
Dallas Turner (EDGE) - 17ª escolha - Minnesota Vikings
Um dos melhores defensores disponíveis no draft acabou demorando mais do que o esperado para ser selecionado. Os Vikings selecionaram o quarterback J.J. McCarthy na 10ª posição e tinham mais uma escolha na primeira rodada. Vendo que Turner estava sobrando, decidiram subir para selecioná-lo.
Com isso, a franquia ganha um ótimo apressador de passe vindo de Alabama. Na sua última temporada no College Football, ele conseguiu 10 sacks e realizou 14.5 tackles para perda de jardas. Esse nível de produção é elevado e Minnesota fez um bom movimento para garanti-lo.
Nate Wiggins (cornerback) - 30ª escolha - Baltimore Ravens
Nos últimos anos, os Ravens estão acertando nas escolhas realizadas no draft. Em 2024, essa tradição se mantém. Apesar de não ser considerado o melhor jogador da sua posição, Wiggins é o mais versátil para atuar em vários espaços da defesa.
O cornerback de Clemson é alto, ágil e instintivo. Ganhar mais força, como deve ocorrer quando ele começar a atuar pela NFL, pode transformá-lo em um defensor de elite rapidamente. É o famoso caso do jogador certo indo parar na franquia certa, para ter o melhor desenvolvimento.
Confira as escolhas da 1ª rodada do draft 2024
- Caleb Williams - QB - Chicago Bears
- Jayden Daniel - QB - Washington Commanders
- Drake Maye - QB - New England Patriots
- Marvin Harrison Jr. - WR - Arizona Cardinals
- Joe Alt - OT - Los Angeles Chargers
- Malik Nabers - WR - New York Giants
- JC Latham - OT - Tennessee Titans
- Michael Penix Jr. - QB - Atlanta Falcons
- Rome Odunze - WR - Chicago Bears
- J.J. McCarthy - QB - Minnesota Vikings
- Olumuyiwa Fashanu - OT - New York Jets
- Bo Nix - QB - Denver Broncos
- Brock Bowers - TE - Las Vegas Raiders
- Taliese Fuaga - OT - New Orleans Saints
- Laiatu Latu - EDGE - Indianapolis Colts
- Byron Murphy II - DT - Seattle Seahawks
- Dallas Turner - EDGE - Minnesota Vikings
- Amarius Mims - OT - Cincinnati Bengals
- Jared Verse - EDGE - Los Angeles Rams
- Troy Fautanu - OG - Pittsburgh Steelers
- Chop Robinson - EDGE - Miami Dolphins
- Quinyon Mitchell - CB - Philadelphia Eagles
- Brian Thomas Jr. - WR - Jacksonville Jaguars
- Terrion Arnold - CB - Detroit Lions
- Jordan Morgan - OT - Green Bay Packers
- Graham Barton - C - Tampa Bay Buccaneers
- Darius Robinson - EDGE - Arizona Cardinals
- Xavier Worthy - WR - Kansas City Chiefs
- Tyler Guyton - OT - Dallas Cowboys
- Nate Wiggins - CB - Baltimore Ravens
- Ricky Pearsall - WR - San Francisco 49ers
- Xavier Legette- WR - Carolina Panthers