O último dia de classificação da Semana Francesa Olímpica de Vela, disputada em Hyères, trouxe ótimas notícia para o Brasil. Na classe 49er, o carioca Marco Grael e o gaúcho Gabriel Simões venceram a 15ª regata e garantiram uma das quatro vagas distribuídas pelo evento para os Jogos Olímpicos de Paris.
Com o resultado, os brasileiros estão em terceiro lugar e vão para a disputa da medal race de sexta-feira (26) com 89 pontos perdidos, atrás dos alemães Jakob Meggendorfer e Andreas Spranger, que tem 86, e dos belgas Yannick Lefébvre e Jan Heuninck, que somam 87.
Na etapa classificatória, Gabriel, que é atleta do Clube dos Jangadeiros, e Marco, que veleja pelo Rio Yacht Club (RJ), venceram três das 15 regatas e ainda terminaram em segundo em outras duas. Os alemães venceram outras duas, enquanto os belgas chegaram em primeiro apenas uma vez.
— É uma emoção bem grande poder estar vivendo este sonho — comemorou Gabriel, que completará 22 anos no dia 18 de junho.
Para garantir definitivamente a vaga, Grael e Simões apenas precisam largar. Mesmo se não chegarem ao final da prova, eles só podem ser ultrapassados pelos atletas de Hong Kong, Akira Sakai e Russell Allsworth, que estão com 108 e na quinta posição geral. De acordo com o regulamento, os quatro primeiros colocados vão para os Jogos de Paris respeitando o limite de um barco por país. Dessa forma, os também alemães Fabian Rieger e Tom Heinrich, que estão em quarto com 106, não disputam mais uma vaga.
A segunda embarcação com chances de conquistar uma das quatro vagas é a italiana de Simone Ferrarese e Leonardo Chiste, que estão com 115 de pontuação.
O resultado de Hyères não garante automaticamente os velejadores para Paris, já que as vagas pertencem ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), que repassa à Confederação Brasileira de Vela (CBVela) a definição através de critérios estabelecidos pela própria entidade que comanda a modalidade.
No dia 2 de maio, às 19h, serão anunciados os nomes dos atletas que integrarão a Equipe Olímpica de Vela do Brasil nos Jogos de Paris 2024. O anúncio será feito no canal oficial da CBVela no Youtube.
Quem são os velejadores
Gabriel Simões começou a velejar na Escola de Vela Barra Limpa, do Clube dos Jangadeiros, em um barco da classe optimist — onde, por conta do nome do barco, ganhou o apelido de Dom. Depois, migrou para a classe 29er, onde ficou três temporadas e conquistou dois títulos brasileiros. O resultado destacado na classe pré-olímpica lhe rendeu o convite para ser proeiro de Marco Grael, e a dupla compete junta há mais de um ano. Em 2023, eles venceram o Campeonato Sul-Americano disputado no Chile e terminaram na quinta posição nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
Marco Grael tem 33 anos e integra uma das mais tradicionais famílias do esporte brasileiro. Ele é filho de Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas - duas delas de ouro - e sobrinho dos também velejadores Lars e Axel Grael e irmão da bicampeã olímpica de 49erFX Martine Grael.
As competições de vela nos Jogos Olímpicos serão disputadas em Marselha, no sul da França, entre os dias 28 de julho e 3 de agosto.