A temporada regular da NBA está chegando ao fim e, além das franquias que se classificam aos playoffs, o vencedor do prêmio de MVP (jogador mais valioso em tradução literal) também será definido. Essa é a principal premiação individual distribuída pela liga norte-americana de basquete.
O atual vencedor é Joel Embiid, do Philadelphia 76ers. Ele até começou a temporada como um dos principais candidatos a vencer, mas as lesões o tiraram de partidas importantes. Com isso, a corrida pelo MVP teve três candidatos principais: Nikola Jocic, do Denver Nuggets; Luka Doncic, do Dallas Mavericks; e Shai Gilgeous-Alexander, do Oklahoma City Thunder.
Na reta final de temporada, o armador de OKC acabou caindo um pouco no desempenho e a disputa ficou entre os europeus. O pivô sérvio e o armador esloveno são os dois principais candidatos para vencer o prêmio de MVP. Os analistas de NBA de GZH e do Primecast — podcast de esportes americanos da Rádio Gaúcha — opinam sobre quem merece vencer a premiação.
Lucas Katsurayama
"Nikola Jokic. O melhor jogador do mundo liderando o melhor time, na ponta de cima da tabela da difícil Conferência Oeste. Essencial para a grande pretensão dos Nuggets, que é um bicampeonato. Por melhor que Doncic esteja, o critério "posição na tabela" sempre pesou muito. A temporada inteira do jogador dos Mavericks foi muito boa, mas foi essa reta final apenas que abriu a discussão. Jokic esteve na conversa o ano inteiro."
Alex Torrealba
"A média de quase 34 pontos por partida é assustadora. Luka Doncic é decisivo e, não fosse o esloveno, o Dallas Mavericks não estaria nos playoffs da NBA. Penso que seu valor para sua equipe seja maior, mesmo que Jokic seja fundamental para o sucesso dos Nuggets. Doncic joga um basquete mais bonito e vem merecendo o prêmio a pelo menos duas temporadas."
Lucas Arruda
"Nikola Jokic é o MVP porque é 90% da mecânica coletiva do melhor time da Conferência Oeste. O pivô sérvio, que na verdade é quase um armador dos Nuggets, não divide protagonismo com mais ninguém, inclusive Jamal Murray. Se olharmos para o outro lado, os Celtics têm Tatum, Brown e Porzingis em alta. Jokic é dominante, praticamente imparável. Se recebe no garrafão com marcação individual, passa por cima do defensor. Se recebe a dobra, acha alguém no perímetro para chutar. Não há o que fazer, é uma máquina de estatísticas e vitórias. Não fosse Jokic, os Nuggets até chegariam nos playoffs, mas com muito mais dificuldades."