Em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Espanhol, o brasileiro Rodrygo foi o nome do jogo do Real Madrid, marcando os dois gols da vitória sobre o Athletic Bilbao no Estádio Santiago Bernabéu. Com o 2 a 0 construído com autoridade, o time madrilenho disparou na liderança da competição, chegando aos 75 pontos e abrindo oito de vantagem sobre o segundo colocado, o Barcelona. Com isso, fica cada vez mais próximo do título.
Mesmo com a derrota, a equipe basca, por sua vez, segue viva na briga por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. No momento, o time se mantém na quarta colocação, com 56 pontos, um à frente do Atlético de Madrid, que joga na segunda-feira, fora de casa, contra o Villarreal.
Além disso, o time merengue manteve a escrita de não perder para o Athletic Bilbao no Santiago Bernabéu há 19 anos — a última derrota foi pelo Campeonato Espanhol de 2005. Agora já são 24 jogos de invencibilidade do Real nesta edição do torneio.
Sem Vinícius Júnior, que foi desfalque por estar cumprindo suspensão pelo terceiro cartão amarelo, o Real foi a campo com o marroquino Brahim Díaz. O time não teve dificuldades para impor seu jogo frente ao adversário, criando as melhores chances. E aí Rodrygo brilhou: logo aos sete minutos, o brasileiro carregou na diagonal na entrada da área e bateu com categoria, na meia altura, sem chances para o goleiro Agirrezabala: 1 a 0.
Os merengues ganharam tranquilidade e tiveram mais duas boas chances de ampliar: uma em chute de fora da área de Valverde e outra em uma cabeçada de Tchouameni, tirando tinta da trave.
No segundo tempo, porém, o Bilbao voltou com mais vontade e assustou o goleiro Lunin, que precisou trabalhar. Mas Rodrygo, que já vinha muito bem no jogo, mostrou mais uma vez seu poder de decisão e tratou de colocar o jogo nos eixos.
Bellingham puxou contra-ataque e tocou em profundidade para o brasileiro, que invadiu a área, cortou a marcação e tocou no contrapé do goleiro para balançar as redes mais uma vez no Santiago Bernabéu: 2 a 0. Mais confortável no placar, o técnico Carlo Ancelotti fez substituições no atacado e os merengues só administraram o resultado.
E ainda teve tempo para o zagueiro brasileiro Éder Militão jogar alguns minutos, retornando aos gramados após sete meses afastado por conta de uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Ele foi ovacionado pela torcida local.
O Real Madrid volta a entrar em campo somente no dia 9 de abril, quando enfrenta o Manchester City, pelo jogo de ida das quartas de final da Champions League. Já o Athletic Bilbao terá pela frente o Mallorca no próximo sábado, às 17h (horário de Brasília), pela final da Copa do Rei.
Pelo Espanhol, na próxima rodada, o Real Madrid enfrenta o Mallorca fora de casa, no sábado (13), enquanto o Athletic Bilbao recebe o Villarreal no domingo (14). Restam apenas oito rodadas para o fim do campeonato e o Real Madrid está cada vez mais perto do seu 36º título nacional.