O tricampeão mundial de Fórmula 1, o holandês Max Verstappen conquistou neste sábado (23) sua terceira pole position seguida na temporada no Grande Prêmio da Austrália e vai largar da primeira posição no domingo.
Diante de mais de 130 mil pessoas nas arquibancadas do circuito (um recorde para o GP em Melbourne), Verstappen conquistou a 35ª pole de sua carreira ao superar com sua Red Bull o espanhol Carlos Sainz Jr, que voltou a pilotar sua Ferrari em Albert Park cerca de duas semanas após passar por uma cirurgia de apendicite.
Max Verstappen vai lutar para repetir o desempenho do ano passado, quando venceu o GP em Melbourne, depois de largar da pole.
—Foi um pouco inesperado hoje, mas estou muito feliz. As duas voltas foram muito boas— disse o holandês que se conseguir triunfar no domingo igualará seu recorde de vitórias consecutivas. Em 2023, 'Mad Max' venceu 10 corridas seguidas, superando a marca anterior estabelecida pelo alemão Sebastian Vettel, com 9 em 2013.
"Eu não teria acreditado"
—Tem sido um fim de semana um pouco difícil até agora. A Ferrari parece muito rápida nas corridas longas, então amanhã será um dia emocionante—acrescentou Verstappen.
Apesar do ótimo desempenho das Ferraris, o segundo lugar de Sainz Jr. foi uma surpresa, já que o piloto madrilenho foi submetido há apenas duas semanas à operação de apendicite que o impediu de correr em Jidá.
O espanhol admitiu ter passado por semanas "difíceis" e "muitos dias na cama esperando para ver se conseguiria competir".
—Se tivessem me dito há alguns dias que eu iria lutar pela pole, eu não teria acreditado. Não me sinto 100%, é impossível depois de passar tantos dias na cama—admitiu Sainz Jr, único piloto a quebrar o domínio da Red Bull em 2023 com sua vitória em Cingapura.
Pérez sancionado
A segunda fila da corrida de domingo seria ocupada pelo mexicano Sergio Pérez, também da Red Bull, e pelo britânico Lando Norris, da McLaren. Na terceira fila estariam o monegasco Charles Leclerc, com sua Ferrari, e Oscar Piastri, da McLaren.
Sainz superou a outra Red Bull, a do mexicano Sergio Pérez, que conseguiu o terceiro melhor tempo, embora depois tenha sido penalizado perdendo três posições no grid por ter "atrapalhado inutilmente" o alemão Nico Hülkenberg (Haas) na pista.
Perez ficou atrás de Verstappen nas duas primeiras corridas e disse que espera igualar ou melhorar seu desempenho neste domingo.
—Foi uma classificação muito complicada para os pneus e tive de tirar o máximo partido deles", disse o mexicano. "Enquanto tivermos boa fé, seremos capazes de seguir em frente— acrescentou.
Mas o mexicano, após a sanção, precisará de um impulso especial para conseguir superar Verstappen, que venceu as duas primeiras corridas da temporada no Bahrein e na Arábia Saudita e que largou da pole nas duas provas.
Aston Martin atrás da McLaren
Portanto, a segunda fila do grid será composta pelo britânico Lando Norris (McLaren) e pela segunda Ferrari, a do monegasco Charles Leclerc, que depois de ter se mostrado muito rápido nos treinos livres de sexta-feira, não teve um "bom pressentimento" neste sábado ao volante de sua SF-24.
George Russell, da Mercedes, ficou em sétimo lugar, à frente de Yuki Tsunoda, da RB, e da dupla da Aston Martin, Lance Stroll e Fernando Alonso.
Enquanto isso, Lewis Hamilton, da Mercedes, heptacampeão mundial, ficou de fora do Q3 e largará na 11ª posição.
Apenas 19 dos 20 pilotos do mundial participaram da classificação, já que o americano Logan Sargeant não participou depois que seu companheiro de equipe na Williams, Alexander Albon, sofreu um acidente na sexta-feira e destruiu seu carro.
Mais rápido que seu companheiro de equipe e sem peças de reposição, a escuderia decidiu que Albon seria quem correria o GP com uma única Williams no grid.
Grid de largada do GP da Austrália de Fórmula 1:
1ª fila:
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)
2ª fila:
Lando Norris (GBR/McLaren-Mercedes)
Charles Leclerc (MON/Ferrari)
3ª fila:
Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)
Sergio Pérez (MEX/Red Bull)*
4ª fila:
George Russell (GBR/Mercedes)
Yuki Tsunoda (JPN/Racing Bulls-Red Bull)
5ª fila:
Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes)
Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes)
6ª fila:
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes)
7ª fila:
Valtteri Bottas (FIN/Sauber-Ferrari)
Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
8ª fila:
Esteban Ocon (FRA/Alpine-Renault)
Nico Hülkenberg (ALE/Haas-Ferrari)
9ª fila:
Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault)
Daniel Ricciardo (AUS/Racing Bulls-Red Bull)
10ª fila:
Zhou Guanyu (CHN/Sauber-Ferrari)
* penalizado com a perda de três posições por atrapalhar Nico Hulkenberg na classificação
*** Logan Sargeant (EUA/Williams-Mercedes) foi retirado
* AFP