Líder do ranking mundial do arco recurvo, o brasileiro Marcus Vinícius D'Almeida está classificado para a final do Campeonato Sul-Americano de Tiro com Arco, que ocorre em Maricá, no Rio de Janeiro. No sábado (30), às 14h19min, ele enfrentará o colombiano Santiago Atcila na disputa pela medalha de ouro.
Nesta sexta-feira (29), Marcus venceu seu três confrontos. Nas oitavas de final, fez 6 a 0 no panamenho Francisco Villar, para logo depois derrotar o compatriota Bernardo Oliveira, nas quartas, por 6 a 2. O placar foi repetido na semifinal diante de outro brasileiro, Mateus Almeida.
A final do recurvo feminino será disputada por duas brasileiras, Ana Luiza Caetano e Ana Machado. O enfrentamento ocorrerá no sábado, às 13h44min. Nesta sexta, Ana Luiza venceu as panamenhas Emma Durán (6x0) e Gisela Chang (6x2) e a colombiana Maria Sepúlveda (6x4). Enquanto Ana Machado bateu a brasileira Graziela Paulino (6x2), a chilena Javiera Andrades (6x2) e a colombiana Ana María Rendón (6x5).
O arco composto masculino também terá um campeão do Brasil. A decisão do sábado, às 11h6min, será entre Luccas Abreu e Jairo da Silva. No feminino, Camila Hadara enfrentará a peruana Beatriz Hurtado, às 10h26min.
Brasil domina disputas por equipes
Nas disputas por equipes, o Brasil chegou nas seis finais e conquistou três medalhas de ouro. No arco composto masculino, Luccas Abreu, Jairo da Silva e José Cláudio Lousada ganharam a final contra os chilenos Agustín Infante, Alejandro Martín e Juan Andrés Vargas por 232 a 227.
Entre as mulheres do arco composto, as brasileiras Larissa Oliveira, Marianna Chaves e Camila Hadara derrotaram a equipe do Panamá, por 225 a 219, e ficaram com o ouro. No arco recurvo misto, Marcus D'Almeida e Ana Luiza Caetano foram os campeões. Na decisão, eles venceram Alma Pueyo López e Damián Jajarabilla, da Argentina, por 5 a 3. O Chile completou o pódio.
Matheus Ely, Marcus D'Almeida e Mateus Carvalho foram derrotados pelos chilenos Ricardo Soro, Andrés Gallardo e Andrés Aguilar, por 5 a 1, na final por equipes do arco recurvo masculino.
Já no feminino, as brasileiras Sarah Nikitin, Graziela Santos e Ana Luiza Caetano perderam a decisão da medalha de ouro para a Colômbia, por 6 a 0. O Chile ficou com o bronze.
Larissa Oliveira e Luccas Abreu chegaram à final do arco composto misto e foram derrotados pelo Peru (158 x 155). O bronze ficou com o Chile, que venceu o Panamá por 155 a 151.